Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de novembro de 2010

Hegemonia e declínio da Europa

Para verificares os teus conhecimentos sobre este tema vai a:
http://www.percursos.net/rec8testesrm.htm

e faz os exercícios.

Hegemonia e declínio da Europa

A Europa e o mundo no limiar do século XX

Querer ser bem sucedido ?


Para teres sucesso
Deves:
Nas aulas :
Evitar falar e estar desatento
Estar concentrado na exposição do professor e nos trabalhos que solicita.
Colocar as dúvidas, sempre que elas surjam. É importante compreender a matéria, desta forma, ficará retida naturalmente.
Tirar notas do que a professora diz e sublinhar as ideias mais importantes para as memorizar de forma mais fácil.
Ter uma garrafa de água para o caso de teres sede .
Nunca mascar chiclete.
Em casa
Estuda num ligar calmo, em cima de uma mesa com boa luz e com o material organizado e à mão

Organização
Organiza um calendário de estudo.
Faz os trabalhos de casa diariamente e revê as matérias dadas na aula. Se tiveres dificuldade em alguma coisa deves dedicar-lhe mais tempo. A memória é como um músculo e, tal como os outros, deve ser treinada diariamente.
Faz um calendário dos testes e trabalhos que tens que realizar. Gere o teu tempo, de forma a não teres de trabalhar à pressa no último dia.
Faz uma lista das tarefas que tens que realizar semanalmente e vai riscando, à medida que as vais fazendo.

Concentração
Estuda num local calmo e nunca de estômago vazio. Se achares que a música baixa te ajuda nessa tarefa, podes usá-la.
Ler em voz alta ajuda à retenção dos conhecimentos (alia a audição e a visão).

Espírito crítico
A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre o que se lê, uma relacionação com aquilo que se sabe e as opiniões que temos sobre o assunto.

Bibliografia:
Escolhas, nº 16, Educação uma escola de futuro

Queres ler o mesmo em português do Brasil?

IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada (…)
Muitos de nós quando pensamos em história o que nos vem à cabeça são fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras importantes na história.

Se você aprendeu a estudar história desse jeito, nós vamos mudar um pouco seu conceito e apresentar um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil para seu aprendizado, uma abordagem que se preocupa mais com as transformações que se operam no processo histórico, em particular nas estruturas da sociedade.


Fatos, cronologia, nomes serão até certo ponto importantes em nosso estudo, porém, iremos trabalhar com essa história nova…
O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas económicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.

A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam na História.

Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais.

Nós, homens, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.
Fonte: www.mundovestibular.com.br/.../IMPORTANCIA-DA-HISTORIA/ Paacutegina1.html – 27.11.2010
  Tu e eu ao viver estamos a fazer história, por isso vamos viver o melhor possível de forma a evitar problemas, seguindo em frente de cabeça levantada e podermos ter algum sucesso em nossas vidas.

«Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.» Fernando Pessoa

Gostaria de te comunicar o fascínio pela História, uma disciplina que é uma ciência, mas também é uma arte, ciência, porque é rigorosa e constrói-se com documentos que são tratados com um método científico, arte porque, como o detective, o historiador tem que ligar os documentos, podemos chamar-lhes pegadas reconstruir a vida dos homens do passado, desde o mais longínquo ao mais imediato. Se estudares, vires filmes históricos ou leres romances ou livros de aventuras históricas verás que a História se torna viva e interessante. Podem ajudar-te a conhecer os teus antepassados, as sociedades passadas, mas também conhecer-te melhor a ti próprio e no presente ajudar-te a agir correctamente de forma a construíres um futuro melhor.