Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de janeiro de 2014

A REVOLUÇÃO SOVIÉTICA - DA RÚSSIA DOS CZARES À RÚSSIA SOVIÉTICA

Em 1917, o Império Russo era governado autocraticamente pelo Czar (imperador) Nicolau II. A economia era atrasada: a agricultura constituía o principal meio de sobrevivência. Os instrumentos eram rudimentares e a produtividade baixa. A indústria era pouco desenvolvida. A sociedade possuía profundas desigualdades: O clero e a nobreza detinham cerca de 80% das terras. Os camponeses (cerca de 80% da população) tinham uma vida muito difícil. Juntamente com os operários ou proletários queriam que esta situação mudasse. Em fevereiro de 1917 houve uma revolução que pôs fim ao czarismo e entregou o poder a um governo burguês que não pôs fim às grandes desigualdades e atraso económico nem retirou a Rússia da 1ª Guerra Mundial onde morreram milhares de russos e outros ficaram feridos, além de contribuir para a falta de mão-de-obra e de produtividade dentro do império. Devido a este descontentamento, em outubro de 1917, houve nova revolução, a Revolução bolchevique ou soviética que levou os soviéticos (conselho de operários, soldados e camponeses) ao poder. Estes pretendiam construir uma sociedade socialista, ou seja uma sociedade sem classes

Extrato do filme Reds - observação dos desertores de guerra na fronteira russa


REVOLUÇÃO SOCIALISTA SOVIÉTICA

DITADURA ESTALINISTA

Ficha de trabalho sobre a Revolução soviética

DITADURA ESTALINISTA - ficha de trabalho

DITADURA ESTALINISTA
Características:
1.    Sintetiza as características da Ditadura Estalinista a partir das palavras:
Culto do Chefe; Culto da personalidade; coletivização dos meios da produção; Planificação da economia; Indústria pesada; grande potência mundial; violência totalitária.




Estaline vai para o poder após a morte de Lenine e lança a URSS no rumo do comunismo. Inaugura uma forma de governo ditatorial, caracterizado pelos culto do chefe e da personalidade, fomentado através da propaganda política nos jornais e através de cartazes espalhados por toda a Rússia.
       Faz a coletivização dos meios de produção: Propriedade privada é nacionalizada e passa a ser explorada:diretamente pelo Estado - Sovkhozes ; - indirectamente através de cooperativas – Kolkhozes.
       Planificação da economia  através dos Planos quinquenais que fixavam os setores económicos e os níveis de desenvolvimento a atingir em cinco anos.
       Dá prioridade à indústria pesada.
       Esta política leva a um grande e rápido desenvolvimento da  URSS que se torna um dos países mais industrializados do mundo.
       Estes resultados foram conseguidos através de uma violência totalitária: Perseguiu os opositores – prendendo-os, ou deportando-os para campos de concentração.
       Efetuou Purgas no próprio partido para prender ou matar quem se lhe opunha.
       Deportou ou matou os camponeses – Kulaks contrários à colectivização das terras.
       Controlou as artes e as letras.