Pesquisar neste blogue
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Ficha de trabalho – Os novos movimentos culturais no século XIX
Depois de leres o texto do teu livro, na págima 210 e 212, observares os documentos iconográficos da página 211 e 212, responde:
MOVIMENTOS CULTURAIS
1.
Período de vigência
|
Características
|
Corrente
|
Artistas
|
2. Através das caraterísticas de cada movimento, pinta, com lápis de cores o modelo que te apresento, segundo cada uma das correntes. Podes acrescentar os elementos que achares necessários.
Ficha de trabalho – Os novos movimentos
culturais no século XIX
Correção
MOVIMENTOS
CULTURAIS
1.
Período de
vigência
|
Características
|
Corrente
|
Artistas
|
Final do
século XVII e início do século XIX
|
Exalta o
sentimento, a imaginação, a natureza
que apresenta de forma livre e selvagem, até fantástica. ( a noite, a
tempestade, os desastres naturais) .Defende a história das nações, sobretudo
a Idade Média como iinício das nacionalidades.
Valoriza a liberdade,
o sentimento e a independência dos povos.
|
Romanrismo
|
Delacroix; Turner
|
2ª metade do
século XIX
|
Retrata com
objetividade a realidade social. Denuncia os vícios da burguesia e descreve a
vida difícil dos operários e dos trabalhadores em geral.
|
Realismo
|
Millet ; Courbet;
Darmier;Columbano
|
Último quartel
do séc. XIX
|
Os artistas
tentam através da realidade impressionar o observador, utiliando a cor, a
luz, as manchas capazes de reproduzir diferentes horas do dia, diferentes
cenários.
|
Impressionismo
|
Renoir;
Monet
Van Goh
|
2.
Através das caraterísticas de cada movimento, pinta, com lápis de cores o
modelo que te apresento, segundo cada uma das correntes. Podes acrescentar os
elementos que achares necessários.
Romantismo
Realismo
Impressionismo
FICHA DE TRABALHO – NOVOS
MODELOS CULTURAIS
1. Preenche o seguinte
quadro:
Movimento artístico
|
Características
visíveis na figura
|
Outras características
|
Temas preferidos
|
Outros pintores
|
|
|
|||||
|
|||||
2.Lê com atenção:
E o que
sobretudo, o espantava eram as botas desses cavalheiros, botas
despropositadamente compridas rompendo para fora da calça colante, com pontas
aguçadas e reviradas, como proas de barcos varinos…
- Isso é fantástico, Ega!
- Ega esfregava as mãos. Sim, mas precioso! Porque
essa simples forma de botas, explicava todo o Portugal contemporâneo. Via-se
por ali como a coisa era. Tendo abandonado o seu feitio antigo, à D. João VI,
que tão bem lhe ficava, este desgraçado Portugal decidiu arranjar-se à moderna:
mas sem originalidade, sem força, sem carácter para criar um feitio seu (…)
exagera o modelo, deforma-o, estraga-o até à caricatura.
2.1. Identifica o
movimento literário.________________________________
2.2. Regista as
características desse movimento.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Lê com atenção:
Oh Simão, de que céu tão lindo caímos! À hora que
te escrevo, estás tu a entrar na nau dos degredados, e eu na sepultura.
Que
importa morrer, se não podemos ter jamais nesta vida a nossa esperança de há
três anos? Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia. Os
instantes de dormir eram os escassos benefícios que Deus me concedia; a morte é
mais que uma necessidade, é uma misericórdia divina, uma bem-aventurança para
mim. (…)
Rompe a
manhã. Vou ver a minha última aurora… A última dos meus dezoito anos.
3.1. Identifica o movimento
literário.________________________________
3.2. Regista as
características de se movimento.
____________________________________________________________
FICHA DE TRABALHO – NOVOS
MODELOS CULTURAIS - Correção
1. Preenche o seguinte
quadro:
Movimento artístico
|
Características
visíveis na figura
|
Outras características
|
Temas preferidos
|
Pintores
|
|
|
Romantismo
|
Contrastes de lua e sombra
|
Alguma
Nebulosidade;
Interesse pela história
e pela retratação natural.
|
Exaltação do sentimento e imaginação; natureza;
liberdade; independência dos povos; inteesse da Idade Média como génese das
nacionalismos; valorização da fantasia.
|
Delacroix; Turner
|
Realismo
|
Cores reais
|
Retração deuma realidade social: o
desemprego
|
Retração objetiva da realidade social de
forma a contribuir para um novo tipo de sociedade mais justa
|
Millet
Courbet
Darmier
Columbano
|
|
|
Impressionismo
|
Manchas de tinta e cor
|
Os atistas procuraravam retratar a
realidade fugidia: os diferentes momentos do dia. Tentavam impressionar através
de pintas, cores quentes
|
A realidade e a natureza através de cores
vivas, mancha ou pintas . A luz interessava mais do que o desenho.
|
Renoir
Monet
Van Goh
|
2.Lê com atenção:
E o que
sobretudo, o espantava eram as botas desses cavalheiros, botas
despropositadamente compridas rompendo para fora da calça colante, com pontas
aguçadas e reviradas, como proas de barcos varinos…
- Isso é fantástico, Ega!
- Ega esfregava as mãos. Sim, mas precioso! Porque
essa simples forma de botas, explicava todo o Portugal contemporâneo. Via-se
por ali como a coisa era. Tendo abandonado o seu feitio antigo, à D. João VI,
que tão bem lhe ficava, este desgraçado Portugal decidiu arranjar-se à moderna:
mas sem originalidade, sem força, sem carácter para criar um feitio seu (…)
exagera o modelo, deforma-o, estraga-o até à caricatura.
2.1. Identifica o
movimento literário. Realismo
2.2. Regista as
características desse movimento.
Retrata com objetividade a
realidade social. Denuncia os vícios da burguesia e descreve a vida difícil dos
operários e dos trabalhadores em geral.
3. Lê com atenção:
Oh Simão, de que céu tão lindo caímos! À hora que
te escrevo, estás tu a entrar na nau dos degredados, e eu na sepultura.
Que
importa morrer, se não podemos ter jamais nesta vida a nossa esperança de há
três anos? Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia. Os
instantes de dormir eram os escassos benefícios que Deus me concedia; a morte é
mais que uma necessidade, é uma misericórdia divina, uma bem-aventurança para
mim. (…)
Rompe a
manhã. Vou ver a minha última aurora… A última dos meus dezoito anos.
3.1. Identifica o movimento
literário. Romantismo
3.2. Regista as
características de se movimento.
Exalta o sentimento, a imaginação, a naturezxa que apresenta de
forma livre e selvagem, até fantástica. ( a noite, a tempestade, os desastres
naturais) .Defende a história das nações, sobretudo a Idade Média como início
das nacionalidade.
Valoriza a liberdade, o o sentimento e a independência dos
povos..
Resolve a seguinte ficha de trabalho:
CIÊNCIA
|
DESCOBERTA
|
CIENTISTA
|
MEDICINA
|
||
BIOLOGIA
|
||
FÍSICA
|
||
QUÍMICA
|
||
CIÊNCIA
|
||
HISTÓRIA
|
||
SOCIOLOGIA
|
||
PSICOLOGIA
|
||
Filosofia
|
Características da Ciência no século XIX:
Confronta os teus resultados com estes:
CIÊNCIA
|
DESCOBERTA
|
CIENTISTA
|
MEDICINA
|
Bacilo da tuberculose
Descoberta da vacina contra a:
Raiva;
Tuberculose e cólera
varíola;
|
Koch
Pasteur
Koch
Edward Jenner
|
BIOLOGIA
|
Estudos sobre a célula
Estudos sobre a hereditariedade
e a evolução das espécies
|
Virchow
Mendel
Charles Darwin
|
FÍSICA
|
Eletricidade
Descoberta das ondas elétricas
Raio X
Radiotividade
|
Ampere; Ohm
Hetz
Roentgen
Pierre e Marie Curie
|
QUÍMICA
|
Classificação dos elementos químicos
|
Mendelieve
|
CIÊNCIA
|
PROGRESSO
|
CIENTISTA
|
HISTÓRIA
|
Adquire o estatuto de ciência
|
Comte
K. Marx
Alexandre Herculano
|
SOCIOLOGIA
|
Positivismo
|
Comte
Durkheim
|
PSICOLOGIA
|
Psicanálise
|
Wundt
S. Freud
|
Filosofia
|
Positivismo
Idealismo
Evolucionismo
Materialismo
|
Comte
Hegel
Charles Darwin
Karl Marx
|
Características da Ciência no século XIX:
As descobertas científicas e técnicas foram de tal importâ ncia que deram origem a um verdadeiro culto pela ciência - o cientismo. Pensava-se que este levaria à paz e à prosperidade para a humanidade, daí apelidar-se o século XX, como a Era da Esperança.
A abertura de escolas públicas e a ação dos meios de comunicação expandiram a cultura entre as populações.
Subscrever:
Mensagens (Atom)