Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de outubro de 2012




Ficha de trabalho – Os novos movimentos culturais no século XIX
Depois de leres o texto do teu livro, na págima 210 e 212, observares os documentos iconográficos da página 211 e 212, responde:
MOVIMENTOS CULTURAIS
1.
Período de vigência
Características
Corrente
Artistas
















2. Através das caraterísticas de cada movimento, pinta, com lápis de cores o modelo que te apresento, segundo cada uma das correntes. Podes acrescentar os elementos que achares necessários.

      













Ficha de trabalho – Os novos movimentos culturais no século XIX
                                                           Correção
MOVIMENTOS CULTURAIS

1.
Período de vigência
Características
Corrente
Artistas
Final do século XVII e início do século XIX
Exalta o sentimento,  a imaginação, a natureza que apresenta de forma livre e selvagem, até fantástica. ( a noite, a tempestade, os desastres naturais) .Defende a história das nações, sobretudo a Idade Média como iinício das nacionalidades.
Valoriza a liberdade, o sentimento e a independência dos povos.
Romanrismo
Delacroix; Turner
2ª metade do século XIX
Retrata com objetividade a realidade social. Denuncia os vícios da burguesia e descreve a vida difícil dos operários e dos trabalhadores em geral.
Realismo
Millet ; Courbet;
Darmier;Columbano
Último quartel do séc. XIX
Os artistas tentam através da realidade impressionar o observador, utiliando a cor, a luz, as manchas capazes de reproduzir diferentes horas do dia, diferentes cenários.
Impressionismo
Renoir;
Monet
Van Goh
2. Através das caraterísticas de cada movimento, pinta, com lápis de cores o modelo que te apresento, segundo cada uma das correntes. Podes acrescentar os elementos que achares necessários.

Romantismo
Realismo
Impressionismo

                                                                                                                                                                                      

FICHA DE TRABALHO – NOVOS MODELOS CULTURAIS
1. Preenche o seguinte quadro:


Movimento artístico
Características visíveis na figura
Outras características
Temas preferidos
Outros pintores



















2.Lê com atenção:
E  o que sobretudo, o espantava eram as botas desses cavalheiros, botas despropositadamente compridas rompendo para fora da calça colante, com pontas aguçadas e reviradas, como proas de barcos varinos…
- Isso é fantástico, Ega!
- Ega esfregava as mãos. Sim, mas precioso! Porque essa simples forma de botas, explicava todo o Portugal contemporâneo. Via-se por ali como a coisa era. Tendo abandonado o seu feitio antigo, à D. João VI, que tão bem lhe ficava, este desgraçado Portugal decidiu arranjar-se à moderna: mas sem originalidade, sem força, sem carácter para criar um feitio seu (…) exagera o modelo, deforma-o, estraga-o até à caricatura.

2.1. Identifica o movimento literário.________________________________
2.2. Regista as características desse movimento.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Lê com atenção:
Oh Simão, de que céu tão lindo caímos! À hora que te escrevo, estás tu a entrar na nau dos degredados, e eu na sepultura.
    Que importa morrer, se não podemos ter jamais nesta vida a nossa esperança de há três anos? Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia. Os instantes de dormir eram os escassos benefícios que Deus me concedia; a morte é mais que uma necessidade, é uma misericórdia divina, uma bem-aventurança para mim. (…)
     Rompe a manhã. Vou ver a minha última aurora… A última dos meus dezoito anos.
3.1. Identifica o movimento literário.________________________________
3.2. Regista as características de se movimento.
____________________________________________________________






FICHA DE TRABALHO – NOVOS MODELOS CULTURAIS - Correção
1. Preenche o seguinte quadro:


Movimento artístico
Características visíveis na figura
Outras características
Temas preferidos
Pintores


Romantismo
Contrastes de lua e sombra
Alguma
Nebulosidade;
Interesse pela história e pela retratação natural.
Exaltação do sentimento e imaginação; natureza; liberdade; independência dos povos; inteesse da Idade Média como génese das nacionalismos; valorização da fantasia.
Delacroix; Turner

Realismo
Cores reais
Retração deuma realidade social: o desemprego
Retração objetiva da realidade social de forma a contribuir para um novo tipo de sociedade mais justa
Millet
Courbet
Darmier
Columbano






Impressionismo
Manchas de tinta e cor
Os atistas procuraravam retratar a realidade fugidia: os diferentes momentos do dia. Tentavam impressionar através de pintas, cores quentes
A realidade e a natureza através de cores vivas, mancha ou pintas . A luz interessava mais do que o desenho.
Renoir
Monet
Van Goh
2.Lê com atenção:
E  o que sobretudo, o espantava eram as botas desses cavalheiros, botas despropositadamente compridas rompendo para fora da calça colante, com pontas aguçadas e reviradas, como proas de barcos varinos…
- Isso é fantástico, Ega!
- Ega esfregava as mãos. Sim, mas precioso! Porque essa simples forma de botas, explicava todo o Portugal contemporâneo. Via-se por ali como a coisa era. Tendo abandonado o seu feitio antigo, à D. João VI, que tão bem lhe ficava, este desgraçado Portugal decidiu arranjar-se à moderna: mas sem originalidade, sem força, sem carácter para criar um feitio seu (…) exagera o modelo, deforma-o, estraga-o até à caricatura.

2.1. Identifica o movimento literário.   Realismo
2.2. Regista as características desse movimento.

Retrata com objetividade a realidade social. Denuncia os vícios da burguesia e descreve a vida difícil dos operários e dos trabalhadores em geral.

3. Lê com atenção:
Oh Simão, de que céu tão lindo caímos! À hora que te escrevo, estás tu a entrar na nau dos degredados, e eu na sepultura.
    Que importa morrer, se não podemos ter jamais nesta vida a nossa esperança de há três anos? Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia. Os instantes de dormir eram os escassos benefícios que Deus me concedia; a morte é mais que uma necessidade, é uma misericórdia divina, uma bem-aventurança para mim. (…)
     Rompe a manhã. Vou ver a minha última aurora… A última dos meus dezoito anos.
3.1. Identifica o movimento literário. Romantismo
3.2. Regista as características de se movimento.

Exalta o sentimento,  a imaginação, a naturezxa que apresenta de forma livre e selvagem, até fantástica. ( a noite, a tempestade, os desastres naturais) .Defende a história das nações, sobretudo a Idade Média como início das nacionalidade.
Valoriza a liberdade, o o sentimento e a independência dos povos..
Resolve a seguinte ficha de trabalho:
CIÊNCIA
DESCOBERTA
CIENTISTA
MEDICINA




BIOLOGIA




FÍSICA





QUÍMICA



CIÊNCIA


HISTÓRIA




SOCIOLOGIA




PSICOLOGIA




Filosofia



 Características da Ciência no século XIX:




Confronta os teus resultados com estes:


CIÊNCIA
DESCOBERTA
CIENTISTA
MEDICINA


Bacilo da tuberculose
Descoberta da vacina contra a:
Raiva;
Tuberculose e cólera
varíola;


Koch




Pasteur
Koch

Edward Jenner

BIOLOGIA


Estudos sobre a célula
Estudos sobre a hereditariedade
e a evolução das espécies

Virchow

   Mendel

Charles Darwin
FÍSICA


Eletricidade
Descoberta das ondas elétricas
Raio X
Radiotividade
Ampere; Ohm
Hetz

Roentgen
Pierre e Marie Curie



QUÍMICA

Classificação dos elementos químicos
Mendelieve
CIÊNCIA
PROGRESSO
CIENTISTA
HISTÓRIA


Adquire o estatuto de ciência
Comte
K. Marx
Alexandre Herculano
SOCIOLOGIA


Positivismo
Comte
Durkheim

PSICOLOGIA


Psicanálise
Wundt
S. Freud
Filosofia
Positivismo
Idealismo
Evolucionismo
Materialismo
Comte
Hegel
Charles Darwin
Karl Marx


Características da Ciência no século XIX:
As descobertas científicas e técnicas foram de tal importâ ncia que deram origem a um verdadeiro culto pela ciência - o cientismo. Pensava-se que este levaria à paz e à prosperidade para a humanidade, daí apelidar-se o século XX, como a Era da Esperança.

A abertura de escolas públicas e a ação dos meios de comunicação expandiram a cultura entre as populações.