Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio


1º de maio from Maria Gomes

Os trabalhadores tinham que fazer 12-14 e até mais horas de trabalho em cada dia, mas por mais que trabalhassem continuavam sem nada possuir.






Os trabalhadores já não podiam aguentar mais e descobriram:



                                Estas são as razões pelas quais o 1º de Maio é importante.

Fonte: Folheto da Fenprof, trabalhado por alunos.


1º de maio de 1886, em Chicago



1º de maio, Dia do Trabalhador tema sua origem na manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.
Três anos depois, em 1891,em homenagem a esta luta, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação que acabou com 10 mortos devido à intervenção policial.
No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado. Em 1920, a Rússia fez o mesmo.
Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de Maio, em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. As celebrações do Dia do Trabalhador consistiam em piqueniques de confraternização e discursos bem como  romagens aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas mortos durante a luta pelos direitos dos trabalhadores.
No final da Monarquia e durante a 1ª República, o sindicalismo português tornou-se mais organizado,  o que levou a que as celebrações de 1º de Maio se revestissem de ações reivindicativas.
Devido a esta ação, em 1919, foi consagrada na lei a jornada de oito horas para os trabalhadores do comércio e da indústria.
Durante o Estado Novo, os trabalhadores apesar da proibição de celebração do 1º de Maio, manifestaram-se diversas vezes. É o caso das manifestações dos pescadores, dos corticeiros, dos telefonistas, dos bancários, dos trabalhadores da Carris e da CUF . Nesta luta, destacam-se as greves e as manifestações de 1962, um ano após o início da guerra colonial em Angola. Neste ano, as revoltas dos assalariados agrícolas no Alentejo, que reuniram mais de 200 mil pessoas impuseram aos agrários e ao governo de Salazar a jornada de oito horas de trabalho diário.

É evidente que o 1º de Maio mais espontâneo de alegria e criatividade artística foi o primeiro 1º de Maio livre que se seguiu ao 25 de Abril de 1974.


Fonte:
http://pt.euronews.com/2015/04/30/significado-e-historia-do-1-de-maio-dia-do-trabalhador