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quinta-feira, 19 de abril de 2018

PROVA GLOBAL – 9º ANO - MATRIZ





MATRIZ DA PROVA GLOBAL – 9º ANO
Ano letivo 2017/2018

Objetivos Gerais
Interpretar documentos escritos; analisar documentos iconográficos; compreender factos históricos: temporalidade, espacialidade, contextualização; comunicar em História – aplicar vocabulário específico da disciplina; expressão escrita clara e correta estrutura de texto.
Unidade didática
Conteúdos
Cotação
Grupo I
(Conteúdos do 7.º ano)
Subdomínio 3.2.
O mundo muçulmano em expansão

-a ocupação muçulmana e a resistência cristã na Península Ibérica
-a formação de Portugal num contexto de Reconquista cristã

ü Identifica a área da ocupação muçulmana
ü Localiza no tempo e espaço os reinos cristãos que se formaram na Península Ibérica
ü Explica a fundação do Condado Portucalense
ü Indica a ação de D. Afonso Henriques no processo de formação do reino de Portugal
ü Identifica as principais etapas do alargamento do território do reino de Portugal


10%

Grupo II
(Conteúdos do 8.º ano)

Subdomínio 5.2. Renascimento, Reforma e Contrarreforma

ü Localiza no tempo e espaço o Renascimento
ü Refere os principais valores e ideais renascentistas
ü Indica a importância dos mecenas no Renascimento
ü Refere exemplos do grande desenvolvimento da ciência e da técnica (séc. XV e XVI) e os nomes dos principais vultos ligados ao alargamento da compreensão da natureza
ü Identifica os principais representantes do Humanismo europeu e as suas obras mais relevantes
ü Caracteriza a arte renascentista nas suas principais expressões (arquitetura, escultura e pintura)
ü Caracteriza o estilo manuelino, identificando os monumentos mais representativos
ü Identifica os fatores que estiveram na base de uma crise de valores no seio da Igreja e a crescente contestação sentida no início do séc. XVI
ü Refere a ação de Lutero como decisivo momento de rutura no seio da cristandade ocidental
ü Identifica o impacto da atuação da Inquisição em Portugal, ao nível da produção cultural




15%
Subdomínio 7.2. Revoluções e Estados liberais conservadores
ü Compara os princípios políticos e sociais do Antigo Regime com os princípios aplicados a partir das Revoluções Liberais.
10%
Grupo III
(Conteúdos do 9.º ano)
Unidade 1. Apogeu e declínio da influência europeia
ü Relaciona a rivalidade económica e colonial entre as grandes potências industriais com a agudização das tensões nacionalistas.
ü Explica o eclodir da 1.ª Grande Guerra.
ü Descreve a participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra.


15%
Grupo IV
Unidade 3.
Portugal: da 1ª República à ditadura militar
ü Explica o derrube da 1ª República e a sua substituição por um regime ditatorial



10%
Grupo V
Unidade 4. Crises, ditaduras e democracia na década de 30

ü Caracteriza os princípios ideológicos comuns ao (s) fascismo (s).
ü Caracteriza as especificidades do nazismo, destacando o seu carácter racista e de genocídio.
ü Caracteriza as organizações repressivas e os mecanismos de controlo da população criados pelo Estado Novo


10%
Grupo VI
Unidade 5. A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução
ü Relaciona a política expansionista dos regimes fascistas com o eclodir da 2.ª Guerra Mundial.
Caracteriza a Europa sob o domínio do Terceiro Reich, salientando os diversos níveis de violência exercidos nos países ocupados e as ações de resistência.
10%
Grupo VII
Unidade 7. Portugal, do autoritarismo à democracia

Explica a desagregação do Estado Novo    
Explica as motivações do golpe militar do 25 de abril de 1974
Caracteriza a organização da sociedade democrática a partir da Constituição de 1976


20%
Total: 100%