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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Crise de 1929 em BD

Jean-luc Chalumeau, O Capitalismo para principiantes, Pub. D. Quixote, Lisboa, 1983

Análise da Grande Depressão de 1929


A grande depressão dos anos 30 – Ficha de trabalho



Entre 1922 e 1929,  a economia americana atravessou uma fase de ___________. No entanto, o desenvolvimento apoiou-se, de forma exagerada, ________ . A partir de 1927, apesar do consumo ter estagnado, a produção continuou a crescer. Em Outubro de 1929, rebentou na ___________ uma grave crise - _____. Cerca de 13 000 títulos foram postos à venda , não havendo nenhum comprador, o que provocou a ____________total das acções. A Bolsa de Nova Iorque declarou ________. A crise propagou-se aos ________ que tinham emprestado dinheiro para a compra das acções.

Por falta de poder de compra, a produção agrícola e industrial foi afectada. Muitas empresas foram  à _________  e milhares de trabalhadores ficaram sem ___________.   

A crise afectou todos os países com excepção da União Soviética. Os bancos americanos para combater a crise, ___________ que tinham no estrangeiro. Assim _____________ do mundo inteiro viram-se afectadas pela crise.
 Para fazer face à crise, Roosevelt implementou o __________ ou seja  ______________________; concedeu _________; criou um sistema de protecção à velhice; desemprego; assistência médica; diminuiu o horário de ________; estabeleceu o salário mínimo; aumentou os impostos ______________. Estas medidas fizeram  ________ o desemprego; ____________ o consumo e relançar a economia.








A grande depressão dos anos 30 – Ficha de trabalho  corrigida



Entre 1922 e 1929,  a economia americana atravessou uma fase de prosperidade. No entanto, o desenvolvimento apoiou-se, de forma exagerada, no crédito . A partir de 1927, apesar do consumo ter estagnado, a produção continuou a crescer. Em Outubro de 1929, rebentou na Bolsa de Nova Iorque uma grave crise - Crash. Cerca de 13 000 títulos foram postos à venda , não havendo nenhum comprador, o que provocou a desvalorização total das acções. A Bolsa de Nova Iorque declarou falência. A crise propagou-se aos Bancos que tinham emprestado dinheiro para a compra das acções.

Por falta de poder de compra, a produção agrícola e industrial foi afectada. Muitas empresas foram  à falência  e milhares de trabalhadores ficaram sem emprego.   

A crise afectou todos os países com excepção da União Soviética. Os bancos americanos para combater a crise, retiraram  os capitais que tinham no estrangeiro. Assim os bancos e as empresas do mundo inteiro viram-se afectadas pela crise.
 Para fazer face à crise, Roosevelt implementou o NEW DEAL ou seja  financiou grandes obras públicas; concedeu subsídios; criou um sistema de protecção à velhice; desemprego; assistência médica; diminuiu o horário de trabalho; estabeleceu o salário mínimo; aumentou os impostos sobre os altos rendimentos. Estas medidas fizeram  diminuir o desemprego; aumentar o consumo e relançar a economia.
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A GRANDE DEPRESSÃO DOS ANOS 30: ANTECEDENTES E CARACTERÍSTICAS
QUE FACTORES CONDUZIRAM À CRISE DE 1929?
ENRIQUECIMENTO  DOS E.U. A.

Durante a 1ª Guerra Mundial, os E. U. A tornam-se a 1º potência mundial.
Fornecem à Europa:
- matérias primas; produtos fabricados; máquinas e géneros alimentares
- passam de devedores em 1914 a credores em 1918
Internamente:
- A sua balança de pagamentos torna-se positiva;
- Desenvolvem a extração mineira e a produção de aço;
- Aumentam o stock de ouro de 1800 milhões de dólares em 1914 para 4500 milhões, em 1919.
No entanto, o fim  da guerra provoca uma quebra na produção:
- ao “boom” de 1919, sucede uma quebra que marca o período de reconversão económica.
Nos finais de 1921, a atividade económica estava relançada.
Ao período de 1923 a 1929 denomina-se “Era da Prosperidade”
O DESENVOLVIMENTO DOS E. U. A.
Foi possível devido:
( explica a B. D.)








Deste modo, progride:
-a indústria naval, química, metalúrgica e especialmente a indústria  automóvel.

“ Os Americanos enriquecem. Todo o país especulava. Ricos e pobres jogavam. As ações da United Steel, grande companhia produtora de aço subiam em cada semana, alguns pontos” A. Maurois, Chantiers Américains, 1933.

Relaciona o texto com o diálogo  entre o banqueiro e o especulador (B. D).








A ERA DE PROSPERIDADADE TRADUZIU-SE NUMA PRODIGIOSA EXPANSÃO DO CAPITALISMO: 
- a produção industrial cr3esceu 64% de 1923 a 1929;
- houve alargamento do mercado interno e externo;
- os salários aumentaram;
- deu-se a expansão do crédito e da bolsa;
- desenvolveram-se grandes concentrações – monopólios;
- gerou-se o “american way of life”, ou seja
No entanto, se analisares as últimas vinhetas a “Era da Prosperidade” continha os seus pontos fracos.

Comenta esta afirmação depois de  teres lido o texto que se segue:

“ Há quem julgue que a situação atual de aparência muito brilhante, o desenvolvimento constante da produção, (…) a subida contínua dos valores  (da Bolsa) na Wall Street não podem aguentar-se por muito tempo e que uma crise brutal estalará brevemente.” Temps, 15 de Outubro de 1919

COMO  SE CARACTERIZA A  CRISE?
Explica a crise da bolsa de Nova Yorque, segundo a  Lei da Oferta e da Procura.



Presta atenção à extensão desta crise
A nível industrial e agrícola tinha havido:
- superprodução na indústria automóvel o que obriga os industriais a diminuírem o fabrico;
- esta situação repercute-se nas indústrias metalúrgicas de base e a Bolsa entra em pânico;
- a economia quase paralisou;
-  os stocks de mercadorias acumularam-se;
- os preços baixaram;
- inúmeras empresas foram à falência;
- o desemprego é enorme.





“ O trabalho do homem e da natureza, o produto da vinha e das árvores, tudo deve ser destruído para que a vida corra normalmente e isto é uma abominação que ultrapassa todas as outras.
Carregamentos de laranjas são atirados não se sabe para onde. As pessoas vêm de longe para as apanhar. Mas para quê? Para que comprariam as laranjas a 20 cêntimos se apenas lhes bastava tomar o carro e, sem nada pagar, apanhar toda a fruta que desejasse? Homens armados de mangueiras regam de petróleo os amontoados de laranjas. (…) Queima-se o café nas caldeiras (…). Queima-se o milho para aquecimento. As batatas são lançadas ao rio. (…) Os porcos são mortos e enterrados.”
John Steinbech, As vinhas da ira
- Explica a o texto.


POR QUE RAZÃO A CRISE É EXPORTADA?
- Os países dependentes economicamente dos Estados Unidos como a Alemanha, Inglaterra  e Áustria foram os mais atingidos.
- A retirada dos capitais americanos, o corte do crédito vai provocar a ruína de numerosas empresas.
- As moedas europeias desvalorizam.
- As colónias e os países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina exportadores de matérias primas e de produtos alimentares são, também, afetados, pois as grandes potências deixam de importar os seus produtos.

SOCIEDADE E CULTURA NUM MUNDO EM MUDANÇA

BELLE ÉPOQUE – (1871-1914)

TRANSFORMAÇÕES  SOCIAIS DO APÓS-GUERRA

LOUCOS ANOS  20:
- Melhor qualidade de vida
- Ânsia de viver e evadir
- Entusiasmo pela vida noturna
- Frequência de cabarés
- Época de jazz-band
- Interesse pelo desporto
- “American way of life”
- Novo estatuto da mulher
- Moda mais prática
- Crescimento da Classe Média

EMANCIPAÇÃO FEMININA
- Movimentos feministas
- Direito ao voto
- Direito ao divórcio
- Maior número de mulheres a trabalharem fora de casa.
- Menor dependência económica em relação aos pais e maridos.

NOVOS  RICOS-NOVOS  POBRES
- O desequilíbrios sociais agravaram-se
- os grandes industriais ligados à economia de guerra e especuladores enriquecem
- os detentores de rendimentos fixos (assalariados, reformados, etc) empobreceram
- os estropiados de guerra ficam sem proteção
- E.U. A. desenvolvimento de uma sociedade de consumo

ARTES PLÁSTICAS – PINTURA


MOVIMENTO
AUTORES
CARACTERÍSTICAS
CRONOLOGIA
ARTE NOVA

Linhas ondulantes
Beleza exótica
Sentido simbólico
Elementos da Antiguidade clássica e fitomórficos.


Até 1914
EXPRESSIONISMO
Van Gogh
Intenso dramatismo
FAUVISMO
Gauguin
Matisse
Realce das cores
Manchas de cor
Sobretudo a partir de 1914
CUBISMO
Cézanne
Picasso
Braque
Formas dos objetos reduzidas a sólidos geométricos: cubos; cones.
ABSTRACIONISMO
Kandinsky







Mondrian


Klee
Arte não figurativa
Simples harmonia de linhas e cores puras, abstraídas da realidade.
Sugestão da emoção ou estado de espírito.
Geometrismo depurado

Composições imaginativas.
FUTURISMO
Marinetti
Recebe influências do cubismo e abstracionismo.
Exalta o dinamismo da cidade e da máquina.
SURREALISMO
Max Ernst

Salvador Dali
Magritte
Representam o que rstá para além da realidade – o inconsciente.
DADAÍSMO
Marcel Duchamp
Raol Hausmann
Ironiza com a sociedade.
Defende a espontaneidade e anarquia na arte.
SEM MOVIMENTO
Chagall
Léger
Miró


Classifica de CUBISMO; SURREALISMO; DADAÍSMO; EXPRESSIONISMO

A - “ Eu não pintarei mais, ….. as pessoas a ler, as mulheres a fazer tricot. Eu pintarei os seres que respiram, sentem, sofrem e amam.” Edward Munch
B – “Pelo cilindro, a esfera, o cone, tudo colocado em perspetiva” – paul Cézanne
C – “O belo é o encontro casual isto é uma máquina de costura com um guarda-chuva sobre uma mesa de operações…”
D – “Estranho é o poder da imaginação – quando dolorosas sensações fizeram dela a sua intérprete, … a vida em escarlate, verde e um branco neve … estranho é o poder de representar os acontecimentos e circunstâncias … quando a mente pura …”
Coleridge ( Miscellaneous Criticism, p. 199)



MOVIMENTO
AUTORES
CARACTERÍSTICAS
ARTE NOVA

Estilo predominantemente decorativo
ESCOLAS ARQUITETÓNICAS NORTE AMERICANAS
FranK Lloyd Wrigh
Arquitetura orgânica – as diferentes partes integram-se na unidade do conjunto e este no ambiente.
MODERNISMO

Adequa a forma arquitetónica à utilização do cimento e à função do edifício. Realça a beleza da estrutura geométrica.

São usadas novas técnicas e materiais como: aço, betão, o vidro e o plástico além da pedra e da madeira. A coluna é largamente utilizada.


Surgem novas conceções urbanísticas: cidades jardins; bairros residenciais integrados num todo funcional e saúdavel.
BAUHUS
Walter Gropius
Edifícios funcionais, simples.  
Formas retilíneas; depuramento de ornamentos.
Amplas janelas numa utilização plástica da luz e dos materiais adequada às necessidades da sociedade moderna – arquitetura funcional
FUNCIONALISMO
Le Corbusier

( Ex: Vila Sabóia)










Valoriza a função do edifício  adequado à função a que se destina. Formas geométricas simples e reduzidos elementos decorativos. Utilização de novos materiais na construção.  

 
A REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA
CIÊNCIA
AUTORES
TEORIAS/DESCOBERTAS
Física
Albert Einstein

Lei da relatividade
Física Nuclear
Pierre e Marie Curie
Radiotividade
Reação em cadeia provocada pela divisão do átomo de urânio.
Astrofísica

Big Bang
Medicina
Alexander Fleming
Howard Florey
Penicilina
Experimenta a penicilina