Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


SOCIEDADE E CULTURA NUM MUNDO EM MUDANÇA

BELLE ÉPOQUE – (1871-1914)

TRANSFORMAÇÕES  SOCIAIS DO APÓS-GUERRA

LOUCOS ANOS  20:
- Melhor qualidade de vida
- Ânsia de viver e evadir
- Entusiasmo pela vida noturna
- Frequência de cabarés
- Época de jazz-band
- Interesse pelo desporto
- “American way of life”
- Novo estatuto da mulher
- Moda mais prática
- Crescimento da Classe Média

EMANCIPAÇÃO FEMININA
- Movimentos feministas
- Direito ao voto
- Direito ao divórcio
- Maior número de mulheres a trabalharem fora de casa.
- Menor dependência económica em relação aos pais e maridos.

NOVOS  RICOS-NOVOS  POBRES
- O desequilíbrios sociais agravaram-se
- os grandes industriais ligados à economia de guerra e especuladores enriquecem
- os detentores de rendimentos fixos (assalariados, reformados, etc) empobreceram
- os estropiados de guerra ficam sem proteção
- E.U. A. desenvolvimento de uma sociedade de consumo

ARTES PLÁSTICAS – PINTURA


MOVIMENTO
AUTORES
CARACTERÍSTICAS
CRONOLOGIA
ARTE NOVA

Linhas ondulantes
Beleza exótica
Sentido simbólico
Elementos da Antiguidade clássica e fitomórficos.


Até 1914
EXPRESSIONISMO
Van Gogh
Intenso dramatismo
FAUVISMO
Gauguin
Matisse
Realce das cores
Manchas de cor
Sobretudo a partir de 1914
CUBISMO
Cézanne
Picasso
Braque
Formas dos objetos reduzidas a sólidos geométricos: cubos; cones.
ABSTRACIONISMO
Kandinsky







Mondrian


Klee
Arte não figurativa
Simples harmonia de linhas e cores puras, abstraídas da realidade.
Sugestão da emoção ou estado de espírito.
Geometrismo depurado

Composições imaginativas.
FUTURISMO
Marinetti
Recebe influências do cubismo e abstracionismo.
Exalta o dinamismo da cidade e da máquina.
SURREALISMO
Max Ernst

Salvador Dali
Magritte
Representam o que rstá para além da realidade – o inconsciente.
DADAÍSMO
Marcel Duchamp
Raol Hausmann
Ironiza com a sociedade.
Defende a espontaneidade e anarquia na arte.
SEM MOVIMENTO
Chagall
Léger
Miró


Classifica de CUBISMO; SURREALISMO; DADAÍSMO; EXPRESSIONISMO

A - “ Eu não pintarei mais, ….. as pessoas a ler, as mulheres a fazer tricot. Eu pintarei os seres que respiram, sentem, sofrem e amam.” Edward Munch
B – “Pelo cilindro, a esfera, o cone, tudo colocado em perspetiva” – paul Cézanne
C – “O belo é o encontro casual isto é uma máquina de costura com um guarda-chuva sobre uma mesa de operações…”
D – “Estranho é o poder da imaginação – quando dolorosas sensações fizeram dela a sua intérprete, … a vida em escarlate, verde e um branco neve … estranho é o poder de representar os acontecimentos e circunstâncias … quando a mente pura …”
Coleridge ( Miscellaneous Criticism, p. 199)



MOVIMENTO
AUTORES
CARACTERÍSTICAS
ARTE NOVA

Estilo predominantemente decorativo
ESCOLAS ARQUITETÓNICAS NORTE AMERICANAS
FranK Lloyd Wrigh
Arquitetura orgânica – as diferentes partes integram-se na unidade do conjunto e este no ambiente.
MODERNISMO

Adequa a forma arquitetónica à utilização do cimento e à função do edifício. Realça a beleza da estrutura geométrica.

São usadas novas técnicas e materiais como: aço, betão, o vidro e o plástico além da pedra e da madeira. A coluna é largamente utilizada.


Surgem novas conceções urbanísticas: cidades jardins; bairros residenciais integrados num todo funcional e saúdavel.
BAUHUS
Walter Gropius
Edifícios funcionais, simples.  
Formas retilíneas; depuramento de ornamentos.
Amplas janelas numa utilização plástica da luz e dos materiais adequada às necessidades da sociedade moderna – arquitetura funcional
FUNCIONALISMO
Le Corbusier

( Ex: Vila Sabóia)










Valoriza a função do edifício  adequado à função a que se destina. Formas geométricas simples e reduzidos elementos decorativos. Utilização de novos materiais na construção.  

 
A REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA
CIÊNCIA
AUTORES
TEORIAS/DESCOBERTAS
Física
Albert Einstein

Lei da relatividade
Física Nuclear
Pierre e Marie Curie
Radiotividade
Reação em cadeia provocada pela divisão do átomo de urânio.
Astrofísica

Big Bang
Medicina
Alexander Fleming
Howard Florey
Penicilina
Experimenta a penicilina