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quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Atual crise económica

A atual crise tem a sua origem no desequilíbrio da economia dos Estados Unidos. A balança comercial americana foi aumentando o seu saldo negativo. Em vez de conter os gastos, os americanos pediram ajuda a países como a china e Inglaterra. Desta forma, os bancos passaram a oferecer mais crédito, mesmo a clientes considerados de risco. O mesmo aconteceu com a concessão de cartões de crédito que facilitaram um consumo acima das possibilidades reais. Aproveitando-se da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores comprar muito, principalmente imóveis, que começavam a valorizar. Quando as taxas de juros começaram a subir, diminuiu a procura dos imóveis e os preços baixaram. Muitos deixaram de pagar as suas hipotecas aos bancos e estes começaram a ter problemas.
   Num primeiro momento foram ajudados pelo governo americano e noutro foram deixados a si próprios. O quarto maior banco dos E. U. , Lehman Brothers, foi à falência. Este fato causou pânico e travou o crédito. A crise assim gerada prejudicou o resto do mundo. Caem as exportações e o preço das nossas mercadorias aumenta o risco e a taxa de juros.
  O desdobramento mais recente da crise financeira e económica internacional ( 2008 em diante) é a insolvência dos países desenvolvidos. A dívida governamental fez esgotar a capacidade de endividamento dessas nações e causou turbulência financeira ao provocar o temor de que esses países não pudessem honrar os seus compromissos. A principal consequência das dívidas soberanas foi a grande instabilidade social causada pelos cortes dos benefícios sociais.
   Em nações como o Japão, que detêm a maior percentagem de endividamento, a relação dívida -PIB já ultrapassou os 200%, mas é nos E. U. A. que existe a maior dívida bruta entre todas as nações do mundo. Este fato aliado às recentes crises de insolvência na Grécia, Irlanda e Portugal e ao temor de que A Espanha, a Itália e o Reino Unido também não consigam honrar os seus compromissos levou a um forte abalo dos mercados financeiros e à intervenção
   O pedido de intervenção da Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). – TROIKA por parte da Grécia e Portugal levou a um abalo ainda maior que provocou contenção de despesas públicas e perda de privilégios sociais o que trouxe problemas, sobretudo à classe média e às pequenas e médias empresas já que travou o consumo e não relançou a economia. Medidas semelhantes às aplicadas durante o New Deal poderiam evitar esse problema.

Paul Krugman

Paul Robin Krugman (Nova Iorque, 28 de fevereiro de 1953) é um economista norte-americano, autor de diversos livros, também é desde 2000 colunista do The New York Times.
Atualmente é professor de Economia e Assuntos Internacionais na Universidade Princeton. Em 2008, recebeu o Prémio Nobel por as suas contribuições à nova teoria do comércio e a nova geografia económica, que trataram da dinâmica da escala - quantidade de produção - na troca de bens entre os países.
Foi um crítico da Nova Economia, termo usado no final da década de 1990 para descrever a passagem de uma economia de base principalmente industrial para uma economia baseada no conhecimento e nos serviços, resultante do progresso tecnológico e a globalização económica.
 É considerado geralmente um keynesiano.( defensor das propostas económicas de Keynes)
Para Krugman os problemas da economia no início do século XXI são causados ​​pela procura insuficiente. Esta ideia exposta no livro The Return of Depression Economics (1999) foi desenvolvida no meio da crise em  A crise de 2008 e a economia da depressão (2009). Coerente com seu ponto de vista, é um oponente às políticas de austeridade, e considera que as economias dos Estados Unidos, Japão e Europa estão em uma "armadilha da liquidez", em que a poupança não se torna investimento, enquanto o investimento público permitiria recuperar o emprego e superar o impasse. O seu livro Um Basta à Depressão Económica! (2012) critica as medidas económicas impostas pelas autoridades norte-americanas e europeias e apresenta alternativas concretas.

A História de Portugal do período do Estado Novo ao pós 25 de Abril



1. A vida
1.       Onde vivia a tua família. No campo ou na cidade?
2.       O que faziam os teus bisavós? O que fazem/faziam os teus avós?
3.       O que fazem os teus pais?
4.       A tua família tem uma origem estrangeira?
              Donde vieram?  Por que motivos.  Onde se estabeleceram?

No teu inquérito, averigua sempre a data e o local onde os acontecimentos ocorreram.

H 2. A Habitação
2.1. Como era a casa onde moravam os teus avós quando eram pequenos?
2.2. Já tinham luz eléctrica?
2.3. E água canalizada?
2.4. Tinham casa de banho?
2.5. Como se cozinhava?
2.6. Como é que se lavava a roupa?


ä 3. A Alimentação

3.1. Como era a base da alimentação dos teus avós?
3.2. Onde é que as famílias compravam o que precisavam?
3.3. Há alguém da tua família que se lembre de algum momento difícil para conseguir determinados produtos?
3.4. Havia produtos que hoje já não existem? Quais?

4. A Moda
Observa uma fotografia em que se vejam bem as roupas e adereços.
Tenta obter o ano da fotografia e se possível o local onde foi tirada.
Podes fotocopiá-la ou digitalizá-la e inseri-la no teu trabalho com a descrição das tuas impressões.
4.1. Como se vestiam os teus avós?
4.2. O que estava na moda então
4.3. As pessoas compravam muita roupa?
4.4. Quanto tempo durava um fato?
4.5. Quem confeccionava as roupas?
4.6. Quanto custava um par de sapatos?
4.7. Quem ditava a moda?

ƒ 5. Os Costumes
Compara os costumes do tempo dos teus avós com os dos teus pais e os de hoje.

5.1. Como se namorava?
Se os teus avós ou pais tiverem postais, cartas, bilhetes, aerogramas que não se importem de te mostrar, fala deles no teu trabalho. Podes incluir fotocópias ou digitalizações.

5.2. Até que idade viveram  na casa dos pais?
5.3. Como era o casamento?
5.3. Havia grandes diferenças entre a vida dos rapazes e a das raparigas?

ø 6. A Saúde
6.1. Como decorriam os partos?
6.2. Onde nasceram os teus avós?
6.3. Onde nasceram os teus pais?
6.4. Quem foi a 1ª pessoa da família a nascer numa maternidade?

6.5. O que acontecia quando alguém adoecia?
a) os doentes ficavam em casa ou iam para o hospital?
b) a que distância ficava o hospital mais próximo?


¨  7. O Ensino
Como eram as escolas do tempo dos teus avós? E os professores?
Pede-lhes para descreverem uma sala de aula. Que mobiliário e instrumentos do ensino/aprendizagem faziam parte da sala de aula? Compara com os dias de hoje.
Investiga um dia de escola do tempo dos teus avós?
Investiga um dia de escola do tempo dos teus pais ?

        u  8. Os Transportes
Pede aos teus avós para te contarem uma viagem de ” outros tempos”.
Viagem de _____________ a _____________ .
Data aproximada: ___________________
Meio de transporte usado: _______________
Como decorreu a viagem:
Se alguém da tua família colecciona postais antigos, fotocopia ou digitaliza alguns e coloca-os no teu trabalho.

Š  9. Os tempos Livres

Os teus avós tinham fins de semana? Se sim, o que costumavam fazer?
Já tinham férias? Para onde iam de férias?
E cinema, iam ao cinema? De que filmes e actores se lembram melhor?

¿  10. A Comunicação Social

10.1. A rádio
- Que programas de rádio recordam os teus avós?
- Que locutores e cantores recordam?
- Que momentos emocionantes seguiram através da rádio?
10.2. A Imprensa
- De que jornais e revistas se lembram os teus familiares?
- Os teus familiares possuem recortes de outras épocas?
- Observa um jornal antigo e compara a linguagem dos textos jornalísticos com a actual. Que diferenças encontras? E quanto ao aspecto gráfico das páginas?
10.3. A Televisão
- Pergunta a um teu familiar mais velho ( diz quem) “o que sentiu quando viu pela primeira vez televisão”.
- Procura informar-te sobre: o que mudou quando a televisão chegou a Portugal – serões familiares – a informação – o entretenimento.
10.4.A Censura
- Que livros/autores eram difíceis de encontrar em Portugal?
- Como é que a tua família sentia a Censura?
- Há algum episódio que a tenha marcado especialmente? Porquê?

 11. Ditadura do Estado Novo

11.1.Alguém da tua família ou conhecido pertenceu à Legião? E à Mocidade Portuguesa? Conheces alguém que tenha feito parte da União Nacional? Pede-lhe um relato sobre as razões que os levaram a fazer parte de tais organismos. Pede pormenores dessa experiência.

11.2.Alguém da tua família esteve preso por motivos políticos? Pede para te relatar essa experiência.
11.3.Alguém da tua família sentiu medo de ser preso? Porquê? Tenta obter 
       pormenores.
  
A Guerra colonial
11.4.Alguém da tua família viveu em África. Em que colónia? Em que época?
11.5.Pede um relato sobre a vida nos territórios ultramarinos. ( clima, paisagem, alimentação, relação entre as pessoas, outros aspectos)
       Junta fotografias se possível.
11.6. Pede-lhe a sua opinião sobre a descolonização.
11.7.Tens algum familiar que tenha combatido na guerra colonial? Pede-lhe para te contar a sua experiência. Junta fotografias, cartas, aerogramas, se possível. Pede-lhe a sua opinião sobre a descolonização.

p A Emigração

11.8.Algum teu familiar foi ou é emigrante?
11.9.Porque emigraram?
11.10.   Para que país emigraram? Porquê?
11.11.   Quanto tempo estiveram fora?
11.12.   Em que área trabalhavam/trabalham?
11.13.   Como é a relação deles com Portugal?

ÿ 25 de Abril

12.   Pede a um teu familiar que te conte como foi esse dia especial, o 25 de Abril de 1974.
12.1.Informa-te sobre as palavras chave usadas nas manifestações no pós 25 de Abril. Que reivindicavam as pessoas?
12.2.Informa-te sobre as mudanças. Pede aos teus familiares a sua opinião sobre aspectos positivos/aspectos negativos.

Portugal e a Europa 

13.   Informa-te sobre a entrada de Portugal na C.E.E. – aspectos positivos/negativos.


[ Portugal actual

14. Dá a tua opinião sobre o cumprimento dos objetivos dos 3 Ds (Democratizar - Descolonizar - Desenvolver) da Revolução de Abril..





Para melhor ilustrar o teu trabalho junta, sempre que possível, fotografias fotocopiadas ou digitalizadas, recortes de jornais, excertos dos discursos dos teus familiares (gravados previamente, ou ditados). Não te esqueças de fazer uma introdução e uma conclusão, bem como de referir nas fontes, os jornais, revistas que tenhas consultado, bem como o nome e idade dos teus familiares.


Boa sorte e bom trabalho!J