Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Paul Krugman

Paul Robin Krugman (Nova Iorque, 28 de fevereiro de 1953) é um economista norte-americano, autor de diversos livros, também é desde 2000 colunista do The New York Times.
Atualmente é professor de Economia e Assuntos Internacionais na Universidade Princeton. Em 2008, recebeu o Prémio Nobel por as suas contribuições à nova teoria do comércio e a nova geografia económica, que trataram da dinâmica da escala - quantidade de produção - na troca de bens entre os países.
Foi um crítico da Nova Economia, termo usado no final da década de 1990 para descrever a passagem de uma economia de base principalmente industrial para uma economia baseada no conhecimento e nos serviços, resultante do progresso tecnológico e a globalização económica.
 É considerado geralmente um keynesiano.( defensor das propostas económicas de Keynes)
Para Krugman os problemas da economia no início do século XXI são causados ​​pela procura insuficiente. Esta ideia exposta no livro The Return of Depression Economics (1999) foi desenvolvida no meio da crise em  A crise de 2008 e a economia da depressão (2009). Coerente com seu ponto de vista, é um oponente às políticas de austeridade, e considera que as economias dos Estados Unidos, Japão e Europa estão em uma "armadilha da liquidez", em que a poupança não se torna investimento, enquanto o investimento público permitiria recuperar o emprego e superar o impasse. O seu livro Um Basta à Depressão Económica! (2012) critica as medidas económicas impostas pelas autoridades norte-americanas e europeias e apresenta alternativas concretas.