1. A vida
1.
Onde vivia a tua
família. No campo ou na cidade?
2.
O que faziam os
teus bisavós? O que fazem/faziam os teus avós?
3.
O que fazem os
teus pais?
4.
A tua família tem
uma origem estrangeira?
Donde vieram? Por que motivos. Onde se estabeleceram?
No teu inquérito, averigua sempre a data e o local
onde os acontecimentos ocorreram.
H 2. A Habitação
2.1. Como era a casa onde moravam os teus avós quando
eram pequenos?
2.2. Já tinham luz eléctrica?
2.3. E água canalizada?
2.4. Tinham casa de banho?
2.5. Como se cozinhava?
2.6. Como é que se lavava a roupa?
ä 3. A Alimentação
3.1. Como era a base da alimentação dos teus avós?
3.2. Onde é que as famílias compravam o que precisavam?
3.3. Há alguém da tua família que se lembre de algum
momento difícil para conseguir determinados produtos?
3.4. Havia produtos que hoje já não existem? Quais?
4. A Moda
Observa uma fotografia em que se vejam bem as roupas e
adereços.
Tenta obter o ano da fotografia e se possível o local
onde foi tirada.
Podes fotocopiá-la ou digitalizá-la e inseri-la no teu
trabalho com a descrição das tuas impressões.
4.1. Como se vestiam os teus avós?
4.2. O que estava na moda então
4.3. As pessoas compravam muita roupa?
4.4. Quanto tempo durava um fato?
4.5. Quem confeccionava as roupas?
4.6. Quanto custava um par de sapatos?
4.7. Quem ditava a moda?
5. Os Costumes
Compara os costumes do tempo dos teus avós com os dos teus pais e os de hoje.
5.1. Como se namorava?
Se os teus avós ou pais tiverem postais, cartas,
bilhetes, aerogramas que não se importem de te mostrar, fala deles no teu
trabalho. Podes incluir fotocópias ou digitalizações.
5.2. Até que idade viveram na casa dos pais?
5.3. Como era o casamento?
5.3. Havia grandes diferenças entre a vida dos rapazes
e a das raparigas?
ø 6. A Saúde
6.1. Como decorriam os partos?
6.2. Onde nasceram os teus avós?
6.3. Onde nasceram os teus pais?
6.4. Quem foi a 1ª pessoa da família a nascer numa
maternidade?
6.5. O que acontecia quando alguém adoecia?
a) os doentes ficavam em casa ou iam para o hospital?
b) a que distância ficava o hospital mais próximo?
¨ 7. O Ensino
Como eram as escolas do
tempo dos teus avós? E os professores?
Pede-lhes para
descreverem uma sala de aula. Que mobiliário e instrumentos do ensino/aprendizagem
faziam parte da sala de aula? Compara com os dias de hoje.
Investiga um dia de
escola do tempo dos teus avós?
Investiga um dia de
escola do tempo dos teus pais ?
u
8. Os Transportes
Pede aos teus avós para
te contarem uma viagem de ” outros tempos”.
Viagem de _____________ a _____________ .
Data aproximada: ___________________
Meio de transporte usado: _______________
Como decorreu a viagem:
Se alguém da tua família colecciona postais antigos,
fotocopia ou digitaliza alguns e coloca-os no teu trabalho.
9. Os tempos Livres
Os teus avós tinham fins
de semana? Se sim, o que costumavam fazer?
Já tinham férias? Para
onde iam de férias?
E cinema, iam ao cinema?
De que filmes e actores se lembram melhor?
¿
10. A Comunicação Social
10.1. A
rádio
- Que programas de rádio recordam os teus avós?
- Que locutores e cantores recordam?
- Que momentos emocionantes seguiram através da rádio?
10.2. A
Imprensa
- De que jornais e revistas se lembram os teus
familiares?
- Os teus familiares possuem recortes de outras
épocas?
- Observa um jornal antigo e compara a linguagem dos
textos jornalísticos com a actual. Que diferenças encontras? E quanto ao
aspecto gráfico das páginas?
10.3. A
Televisão
- Pergunta a um teu familiar mais velho ( diz quem) “o
que sentiu quando viu pela primeira vez televisão”.
- Procura informar-te sobre: o que mudou quando a televisão
chegou a Portugal – serões familiares – a informação – o entretenimento.
10.4.A
Censura
- Que livros/autores eram difíceis de encontrar em
Portugal?
- Como é que a tua família sentia a Censura?
- Há algum episódio que a tenha marcado especialmente?
Porquê?
11. Ditadura
do Estado Novo
11.1.Alguém da tua família ou conhecido pertenceu à
Legião? E à Mocidade Portuguesa? Conheces alguém que tenha feito parte da União
Nacional? Pede-lhe um relato sobre as razões que os levaram a fazer parte de
tais organismos. Pede pormenores dessa experiência.
11.2.Alguém da tua família esteve preso por motivos
políticos? Pede para te relatar essa experiência.
11.3.Alguém da tua família sentiu medo de ser preso? Porquê? Tenta
obter
pormenores.
A Guerra
colonial
11.4.Alguém da tua família viveu em África. Em que
colónia? Em que época?
11.5.Pede um relato sobre a vida nos territórios
ultramarinos. ( clima, paisagem, alimentação, relação entre as pessoas, outros
aspectos)
Junta
fotografias se possível.
11.6. Pede-lhe a sua opinião sobre a descolonização.
11.7.Tens algum familiar que tenha combatido na guerra
colonial? Pede-lhe para te contar a sua experiência. Junta fotografias, cartas,
aerogramas, se possível. Pede-lhe a sua opinião sobre a descolonização.
p A Emigração
11.8.Algum teu familiar foi ou é emigrante?
11.9.Porque emigraram?
11.10.
Para que país
emigraram? Porquê?
11.11.
Quanto tempo
estiveram fora?
11.12.
Em que área
trabalhavam/trabalham?
11.13.
Como é a relação
deles com Portugal?
ÿ 25 de Abril
12.
Pede a um teu
familiar que te conte como foi esse dia especial, o 25 de Abril de 1974.
12.1.Informa-te sobre as palavras chave usadas nas
manifestações no pós 25 de Abril. Que reivindicavam as pessoas?
12.2.Informa-te sobre as mudanças. Pede aos teus familiares a sua opinião
sobre aspectos positivos/aspectos negativos.
¶ Portugal e
a Europa
13.
Informa-te sobre
a entrada de Portugal na C.E.E. – aspectos positivos/negativos.
[ Portugal
actual
14. Dá a tua opinião sobre o cumprimento dos objetivos
dos 3 Ds (Democratizar - Descolonizar - Desenvolver) da Revolução de Abril..
Para melhor ilustrar o teu trabalho junta, sempre que
possível, fotografias fotocopiadas ou digitalizadas, recortes de jornais,
excertos dos discursos dos teus familiares (gravados previamente, ou ditados).
Não te esqueças de fazer uma introdução e uma conclusão, bem como de referir
nas fontes, os jornais, revistas que tenhas consultado, bem como o nome e idade
dos teus familiares.
Boa sorte e bom trabalho!J