Pesquisar neste blogue

terça-feira, 15 de novembro de 2022

1ª Guerra Mundial - organograma

Para te preparares para o teste, estuda o teu manual (p. 10 a 37), faz as fichas que lá se encontram e revê o organograma que fizeste na aula, do qual tens aqui a sua correção, assim como um resumo sobre 
o essencial da matéria.

Bom trabalho!












 


1ª Guerra Mundial - antecedentes- desenrolar e consequências


Apogeu e declínio da influência europeia
Relacão do imperialismo do século XIX com os processos de industrialização

A. Europa no sec. XIX é a  fábrica do Mundo, a grande comerciante  e banqueira do Mundo.
As grandes potências  industriais  pretendem o domínio colonial e imperial para assegurar a sua hegemonia mundial.

Imperialismo- Sistema politico em que uma grande nação domina social e politicamente vastas regiões independentes.

Colonialismo- Forma de domínio económico, politico e social que o país colonizador exerce sobre as colónias.

Os países industrializados procuram:
- matérias primas; mão de obra e  mercados.

Dá-se, então, a partilha de África resultado da:
- Revolução industrial
- Vaga imperialista
- Viagens de exploração a África
- Conflitos na Europa
- Conferencia de Berlim (1884/85)
- Princípio da ocupação efetiva
Nesta partilha, as grandes potências, Inglaterra; França; Alemanha, saíram beneficiadas. O domínio colonial e imperial é fundamental para as grandes potências conseguirem: matérias primas baratas, ampliar os mercados para escoar os seus produtos e obter mão de obra barata, para que poderem continuar a ampliar os seus capitais e rendimentos.

A rivalidade económica e colonial entre as grandes potências industriais agudiza-se com as tensões nacionalistas.

As rivalidades económicas que conduziram ao imperialismo e colonialismo fez aumentar os nacionalismos dos países dominantes mas também dos dominados.
Nacionalismos  (exaltação da nação) - desenvolvimento deste através da propaganda (pangermanismo – expansão do povo alemão através da conquista de um espaço vital, defendendo a superioridade do povo alemão e pan-eslavismo – defesa por parte do I. Russo da reunião de todos os povos eslavos .
A península balcânica destaca-se também pelas pequenas nacionalidades que se querem libertar do domínio da Áustria. (Sérvia; Bósnia, Montenegro)
O império Austro-Húngaro queria ter acesso ao mar mediterrâneo, anexando a Sérvia.
O império Russo tinha o mesmo objetivo, bem como afinidades com os povos eslavos, considerando-se sua protetora e prestando apoio aos Búlgaros, Sérvios e Bósnios.
A França quer recuperar a Alsácia Lorena perdida na Guerra Franco Prussiana, no final do século XIX.
Este facto leva à política de alianças:
Forma-se a: Tríplice Aliança, mais tarde,  Potência Centrais: Áustria/Hungria + Itália + Alemanha; Tríplice Entente Cordiale mais tarde Aliados: França + Inglaterra + Rússia.

Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
Rivalidades económicas colonialistas e imperialistas agudizam o clima de tensão que levou à paz armada e à corrida ao armamento com a emergência de uma Politica de alianças – Tríplice Aliança, mais tarde denominados Aliados: Áustria/Hungria + Itália + Alemanha; Tríplice Entente Cordiale, mais tarde, Potências Centrais: França + Inglaterra + Rússia
A 28 de junho de 1914, Francisco Fernando (herdeiro do trono do império Austro-húngaro) é assassinado, na Bósnia, por um estudante sérvio, o que deu início à 1ª guerra mundial.
Quando se dá este facto, a Áustria Hungria exige o desmantelamento do movimento separatista em 24 horas. Na impossibilidade disso, o império austro-húngaro declara guerra à Servia, o que aciona o sistema de alianças. De seguida,  a França e a Inglaterra que protegiam a Bósnia e a Sérvia declaram guerra à  Áustria –Hungria. A seguir entra a Alemanha, sua aliada e o conflito generaliza-se.


Participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra.
Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial, para defender as suas colónias africanas, garantindo a sua posse, para obter o reconhecimento do regime republicano. Portugal decide-se pelo bloco dos Aliados, já que tinham uma ideologia mais próxima do regime republicano, lado dos Aliados. O CEP, Corpo Expedicionário Português vai para a França e Flandres, depois de um pequeno treino, mal equipado mas lutou bravamente. Releva-se a Batalha de La Lys, na Flandres, a 9 de abril de 1918.
A intervenção de Portugal na guerra garantiu a sua participação na Conferência de paz, a continuação da posse das colónias portuguesas. Por outro lado,  as dificuldades económico-financeiras agravaram-se o que aumentou o descontentamento do povo.


Fases da Guerra




Guerra de movimento: momento inicial do conflito. Pretendia, segundo o plano Schliffen implementar uma guerra relâmpago, capaz de chegar rápido à França, o que foi inviabilizado pelo pesado material bélico que se entrerrava facilmente na lama.
Guerra de Trincheiras: consistiu na construção de valas (trincheiras) para atacar o inimigo. Foi iniciada pelos alemães em solo francês. Os Aliados também construíram as suas trincheiras defensivas.



Frentes de Batalha




Frente Ocidental: Do mar do norte ao mar mediterrâneo
Frente Oriental: do mar Báltico ao Mar Negro
Frente Balcânica: Nas balcâs, entre o Mar Adriático e Egeu.


Batalhas
A grande maioria das batalhas travadas durante a Primeira Guerra Mundial ocorreu nas trincheiras.



 O uso das novas tecnologias bélicas teve papel fundamental no desenvolvimento do conflito, como uso de tanques de guerra,  aviões bombardeiros ou a guerra química, com gás tóxico.







Os homens lutavam na guerra enquanto as mulheres na indústria bélica, ou na retaguarda, como enfermeiras.




Pós 1ª Guerra Mundial
A Conferência de Paz realizada em Paris fez vários tratados entre os quais, o de Versalhes que humilhou a Alemanha, já que  viu o território da Renânia ocupado por forças Aliadas: ficou com o território dividido pelo corredor de Dantzig; teve que pagar pesadas indemnizações; ficou sem as suas colónias; viu as suas forças militares drasticamente reduzidas.

Alterações do mapa político no pós-guerra.
                                         Mundo em 1913


Mundo depois da 1ª Guerra Mundial


A nível político os Impérios são desagregados: Império Alemão torna-se na República da Alemanha; Império Austro-Húngaro desagrega-se em Áustria e Hungria; o Império Russo torna-se em URSS e perde, pelo tratado de Brest-Litovvk, o território da Finlândia, Estónia, Letónia e Lituânia e parte do território para a Polónia; surgem novos países: Checoslováquia; Jugoslávia; Polónia à custa da Alemanha, URSS, I. Austro-Húngaro.

Enquanto  se dá a queda da produção agrícola e industrial na Europa, o desemprego aumenta provocando o descontentamento social.





Entre 1922 e 1929, o rendimento médio anual por habitante nos EUA passa de 634 para 716 dólares, valor que a França, a Alemanha e o Reino Unido só conseguiram atingir em 1966.

Novo sistema de produção nos E.U.A
O Taylorismo foi concebido pelo  engenheiro Americano Frederick W. Taylor. Segundo ele cada trabalhador deveria desenvolver uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho), sendo monitorizado segundo o tempo de produção.  Os trabalhadores mais rápidos seriam premiados.
Adotando a teoria de Taylor, Henry Ford, proprietário de uma indústria automóvel, implementou a  linha de montagem para reduzir ao máximo os custos de produção e embaratecer o produto final que seria vendido ao maior número possível de consumidores. Desta forma, neste sistema de produção, um tapete rolante conduzia as peças e cada operário executava uma pequena tarefa. Desta forma, os operários não precisavam de sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária  mão-de-obra com muitos conhecimentos. pois cada trabalhador executava apenas uma tarefa simples dentro do processo de produção. (trabalho em cadeia) O produto final deveria ser estandartizada, ou seja era feito em série ( sempre igual)
Incentivou-se, assim,  a produção em massa, que fez baixar o preço dos produtos e aumentar o consumo.




                                           Linha de montagem de automóveis

SDN

No decorrer da Confereência de paz, os E.U.A (Abril, 1919) W. Wilson propôs a crição da Sociedade das Nações, para:

- garantir a paz
- garantir a proteção das minorias nacionais
- organizar o desarmmameento
-oromover a cooperação económica, financeira e cultural entre as nações.


Fracasso

-Os E.U.A , apesar de proponentes nunca chegaram a integrar a SDN, por oposição do Congresso.

- As conferências sobre o desaramaneto (1926-1931) não conseguriram chegar a resultados positivos.

- Na década de 1939, uma série de conflitos locais pôs a paz em sério risco.

 . Em 1932, o Japão invadiu a Manchúria

. Em 1935/36, Mussolini inavade a Abissínia

. Entre 1936/39 ocorre a Guerra Civil espanhola.

. A 1 de set de 1939, inicia-se a 2º Guerra Mundial.





Curiosidade:

As trincheiras surgiram em setembro de 1914, quando os alemães, que haviam invadido a França, foram barrados perto de Paris. Decididos a não retroceder  e a não ceder nenhum território conquistado,  iniciaram a construção das valas ao longo de toda a frente de combate. Os  Aliados, vendo os alemães fortificarem-se, também cavaram os seus próprios abrigos. Em poucos meses, as linhas de trincheiras estenderam-se da suíça até o litoral norte da França, por mais de 600 quilômetros.” (Vicentino & Dorigo, 2013, pg. 42)