Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Guerra Fria



Sketch teatral sobre a Guerra fria




                                           ( Imprimir em grande para pôr no quadro)



Truman - A Europa está destruída. O Japão ficou aniquilado depois do lançamento da nossa bomba atómica sobre Hiroxima e NagasáKi. Lá no fundo, sinto-me responsável, mas eles estavam a pedi-las. Se têm o desprezo pela morte, é lá com eles. Já não havia paciência para tanta mortandade do nosso lado. Tínhamos que pôr um ponto final, parágrafo e mudar a linha. Foi limpinho!
Hum! …. vamos ajudar com o nosso dinheiro. Ajudaremos a reconstruir o mundo destruído e faremos  um milagre de desenvolvimento no Japão! .
É evidente que esta ajuda económica vai dar-nos  muita influência política, económica e estratégica.  No fundo acabamos por ganhar! O meu secretário de Estado, George Marslhal é um homem inteligente. Afinal 126 milhões de dólares não são nada, para aquilo que nos podem render. ( placa Plano Marslhal)
Estaline- Pensam que precisamos de ajuda monetária. Temos foices e martelos  para produzir tudo o que precisamos. É só pôr a render as nossas capacidades. Fundarei o Kominform para ajudar e manter em bons eixos os países que ficam no meu bloco. Ai ,não seja eu Estaline, o Chefe. ( Placa Kominform )
(Video bloqueio de Berlim) – (Placa Bloqueio de Berlim)
Estaline - Eles pensam mesmo  que são os maiores., mas nós já provamos que somos melhores. Não fomos nós os primeiros a chegar a Berlim e a hastear a nossa bandeira naquela maldita terra Nazi?
Deveríamos ficar só nós com a cidade. O que é que os franceses, os ingleses e americanos têm a ver com Berlim?
Truman - Aquele Joe é sempre o mesmo. Quer Berlim só para ele. Há-de ser dos americanos, dos franceses e dos ingleses. Com os nossos aviões ajudaremos os berlinenses a resistir.
Estaline - Já que não podemos ficar com tudo, que Berlim seja dividido. Vedá-lo-emos a arame farpado. Que ninguém se atreva a passar!






Truman – A OECE, neste ano de 1947 será o nosso trunfo: a Organização europeia de cooperação económica – os países unidos lutarão contra os comunistas. Nem um só passará. ( placa OECE)
Estaline – Também somos capazes de ajudar os nossos, à OECE responderemos com  o COMECOM – Conselho de ajuda económica. Demoramos dois anos a dar resposta, mas ela é pronta e efetiva. Éuma verdadeira cortina de ferro. (placa COMECOM)
Truman - Temos que nos defender dos comunas. É urgente formar a Organização do Atlântico Norte -  NATO – e fazer com que integre o maior número de estados. Em Abril, deste ano de 1949, estaremos prontos. ( placa NATO)
Estaline - Estamos em 1949 – pensavam que íamos cruzar os braços. Quando quisessem invadiam-nos ou matavam-nos, reduziam-nos a cinza e pronto, terra queimada!.  Não, nós também temos que entrar nessa corrida pela supremacia.  A nossa Primeiro Raio  foi detonada com êxito no Kazaquistão. Eles chamaram-lhe Joe 1, não me importo! Afinal quem é o chefe? Eu Joseph Staline. Agora estamos em igualdade de circunstâncias. ( Bomba Atómica da U.R.S.S.)
Truman -  Agora querem a China, vão ter muito que penar.
Estaline – Com a nossa ajuda Mao Tzé Tung vencerá! Mais um país comunista. Com o nosso esforço, o mundo há-de ser todo comunista! Venceremos com as armas que temos na mão.
Truman - Os Comunistas norte coreanos invadiram o sul. Querem tudo. Mas nós estaremos onde eles estão! Saberão o sabor da derrota!
Agora que conseguimos unir esforços na  NATO, não deixaremos que nada amedronte os estados nossos aliados.
Krushev – A partir deste ano de  1955, estamos em condições de juntar num bloco os países nossos amigos. Brindemos ao novo Tratado de Amizade. Cooperação e assistência mútua – Pacto de Varsóvia. (placa pacto de Varsóvia)
Não podemos esquecer o armamento, temos de estar preparados. Tudo tem de estar equilibrado para que não haja guerra. Se tiverem medo de nós não avançarão! Os americanos são muito matreiros. Então não instalaram mísseis na Turquia e não invadiram Cuba?
A solução foi proteger-nos com a instalação de ogivas na ilha, evidentemente…
John F. Kennedy – O nosso desembarque na Baía dos Porcos, em Cuba falhou, mas não hesitaremos em ir para a guerra e esta será nuclear. Que todos os americanos se abriguem em bunkers para ficarem a salvo. Não teremos outra solução. ( placa: Questão de Cuba)


(vídeo)









John F. Kenned – Temos que evitar a guerra com toda a urgência, mas as comunicações com o leste andam a passo de tartaruga. Se Krushev  aceitar instalar um telefone direto para nos entendermos, pode ser que a guerra se evite, senão…pummmm! ….
… o pior é que também nós sofreremos….. eles também têm a bomba nuclear … a questão é ser o primeiro a carregar no botão!
Krushev – …..temos que evitar a guerra. Não podemos ser um novo Japão. É mau para o desenvolvimento económico e problemas  já nós temos!  Uma nova guerra será o nosso fim.
( Entregam-lhe um telefone com um cartão)
……Hum  mmmmm …  Parece que surge alguma boa vontade do lado dos capitallistas. Instalaremos o telefone vermelho que propõem para evitar mais conflitos. Creio que interessa às duas partes.
John F. Kenned – Liguem através do telefone vermelho que a mensagem é urgente. Ou nos entendemos .. TRRRRIMMMMM!  TRRRRIMMMMM!  Ah, sempre é muito mais rápido. Eficiência comprovada!
Krushev – Hello! Ok! Ok!  Shure !  Not war!     Não, não, não  querer guerra, eu ir a Genebra e o nosso encontro mostrará ao mundo que somos capazes de evitar uma guerra fatal…. Sim, sim, haverá paz. É tudo o que queremos, paz! 

( placa coexistência Pacífica)

Abraço final.