Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de outubro de 2011

O IMPERIALISMO DAS GRANDES POTÊNCIAS

O IMPERIALISMO DAS GRANDES POTÊNCIAS

Durante a primeira metade do século XIX, a industrialização apenas interessa aos países da Europa Ocidental e E:U:A. , enquanto os restantes mantêm as suas estruturas agrárias.
Até 1870, o predomínio inglês é absoluto, assegura mais de metade da produção industrial mundial; mas a pouco e pouco, o desenvolvimento dos E.U.A. (onde se descobre petróleo), da Alemanha e da França, marcam o começo das dificuldades britânicas. As suas necessidades económicas, ligadas ao crescimento demográfico, originaram uma corrida das potências europeias ao domínio dos mercados abastecedores, o que transforma certos países da África e da Ásia em fornecedores de matérias primas e em clientes para a sua indústria.
O imperialismo político liga-se ao Imperialismo económico - exploração dos povos subdesenvolvidos pelos países industrializados.
O primeiro objectivo deste imperialismo é a África, que vai ser ocupada pelas grandes potências, principalmente a partir da Conferência de Berlim (1884-1885). A Inglaterra, que já era a maior potência colonial, através desta Conferência torna-se ainda maior. O seu domínio Africano estende-se do "Cairo ao Cabo". Mas, em África, além dos Ingleses estão os Franceses, os Portugueses, os Italianos, os Espanhóis e os Alemães.
É de salientar, neste século a formação do imperialismo americano, país que se irá tornar o mais perfeito modelo de um  estado capitalista (compra a Luisiana à França e o Alasca à Rússia, estende-se pela Califórnia, na procura de ouro; ocupa a Florida e em 1898 as ilhas de Cuba, Porto Rico e Filipinas).
Também o Império Russo, na Ásia, se formou ao longo do século XIX com o domínio da Sibéria, das regiões do Cáusaco e do Turquestão, até ao Pacífico.  
Este imperialismo das grandes potências encontrou, no entanto, resistência da parte de alguns povos. É o caso das civilizações da China e do Japão.
O Japão é forçado pelos E.U.A. a franquear os portos ao tráfego internacional: adopta a civilização do ocidente, progride económica e tecnicamente e forma-se uma grande potência.


 

Vou esquematizar:
O MUNDO INDUSTRIALIZADO

O ARRANQUE DAS NOVAS POTÊNCIAS

ò

ALEMANHA
E.U.A
JAPÃO
uRiqueza do  subsolo ( carvão; lenhite; hulha e ferro)
uRecursos humanos
uProteccionismo estatal.
uEstreita ligação entre indústria e banca.
uCapacidade empresarial da classe média.
uDesenvolvimento da instrução e educação técnica.
uAnulação das barreiras alfandegárias ( Zollverein)
uGrande território, rico em matérias primas.

uMão de obra especializada e barata devido à afluência de técnicos do país.
imigrantes europeus.
uAumento populacional.
uAperfeiçoamento de técnicas inglesas e realização de novos inventos.
uAbertura de canais e construção dos caminhos de ferro que permitiram utilizar os recursos humanos e técnicos do país.
uAbolição do regime feudal pelo Imperador Mutsu-Hito.
uPassagem da cobrança dos impostos, até ali exercida pelos Senhores para o Estado.
uIntensificação do crescimento demográfico.
uContração de empréstimos no estrangeiro, por parte do Estado, para financiamento das empresas.
uContratação de técnicos e professores estrangeiros e incentivo à formação de quadros Japoneses em países industrializados.