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terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Revisão para o teste - Crise 1929 - Grande Depressão - 1ª Republica - Ditaduras: Fascismos e Nazismo


CRISE de 1929 – Grande Depressão dos anos 30

Antecedentes:

ENRIQUECIMENTO DOS E.U. A.
Durante a 1ª Guerra Mundial, os E. U. A tornam-se a 1ª potência mundial.
Fornecem à Europa:
- matérias primas; produtos fabricados; máquinas e géneros alimentares
- passam de devedores em 1914 a credores em 1918
Internamente:
- A sua balança de pagamentos torna-se positiva;
- Desenvolvem a extração mineira e a produção de aço;
- Aumentam o stock de ouro de 1800 milhões de dólares em 1914 para 4500 milhões, em 1919.
No entanto, o fim da guerra provoca uma quebra na produção:
- ao “boom” de 1919, sucede uma quebra que marca o período de reconversão económica.
Nos finais de 1921, a atividade económica estava relançada.
Ao período de 1923 a 1929 denomina-se “Era da Prosperidade”

COMO SE CARACTERIZA A CRISE?

Na Era da Prosperidade, os empresários investiram nas empresas, recorrendo ao crédito e muita gente comprou títulos da bolsa especulando (comprando a preço baixo e vendendo a alto).
No âmbito industrial e agrícola houve:
- superprodução na indústria automóvel o que obriga os industriais a diminuírem o fabrico;
- esta situação repercute-se nas indústrias metalúrgicas de base e a Bolsa entra em pânico;
- a economia quase paralisou;
- os stocks de mercadorias acumularam-se;
- os preços baixaram;
- inúmeras empresas foram à falência;
- o desemprego é enorme.
- Inúmeros produtos são destruídos

- No que respeita o mercado de ações quando se anuncia a subida das taxas de juros, as ações baixam, toda a gente quer vender as ações e ninguém as quer comprar. A 24 de outubro, dá-se o Crash da Bolsa de Nova Iorque, no qual as ações ficam sem valor, o que determina a ruína das poupanças e dos bancos que emprestaram o dinheiro.

POR QUE RAZÃO A CRISE É EXPORTADA?
- Os países dependentes economicamente dos Estados Unidos como a Alemanha, Inglaterra e Áustria foram os mais atingidos.
- A retirada dos capitais americanos, o corte do crédito vai provocar a ruína de numerosas empresas.
- As moedas europeias desvalorizam.
- As colónias e os países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina exportadores de matérias primas e de produtos alimentares são, também, afetados, pois as grandes potências deixam de importar os seus produtos.



Ficha de Trabalho formativo:
Entre 1922 e 1929,  a economia americana atravessou uma fase de ___________. No entanto, o desenvolvimento apoiou-se, de forma exagerada, ________ . A partir de 1927, apesar do consumo ter estagnado, a produção continuou a crescer. Em Outubro de 1929, rebentou na ___________ uma grave crise - _____. Cerca de 13 000 títulos foram postos à venda , não havendo nenhum comprador, o que provocou a ____________total das acções. A Bolsa de Nova Iorque declarou ________. A crise propagou-se aos ________ que tinham emprestado dinheiro para a compra das acções.
Por falta de poder de compra, a produção agrícola e industrial foi afectada. Muitas empresas foram  à _________  e milhares de trabalhadores ficaram sem ___________.  
A crise afetou todos os países com excepção da União Soviética. Os bancos americanos para combater a crise, ___________ que tinham no estrangeiro. Assim _____________ do mundo inteiro viram-se afetadas pela crise.

 A grande depressão dos anos 30 – Ficha de trabalho  corrigida
Entre 1922 e 1929,  a economia americana atravessou uma fase de prosperidade. No entanto, o desenvolvimento apoiou-se, de forma exagerada, no crédito . A partir de 1927, apesar do consumo ter estagnado, a produção continuou a crescer. Em Outubro de 1929, rebentou na Bolsa de Nova Iorque uma grave crise - Crash. Cerca de 13 000 títulos foram postos à venda , não havendo nenhum comprador, o que provocou a desvalorização total das acções. A Bolsa de Nova Iorque declarou falência. A crise propagou-se aos Bancos que tinham emprestado dinheiro para a compra das ações.
Por falta de poder de compra, a produção agrícola e industrial foi afectada. Muitas empresas foram  à falência  e milhares de trabalhadores ficaram sem emprego.  
A crise afectou todos os países com excepção da União Soviética. Os bancos americanos para combater a crise, retiraram  os capitais que tinham no estrangeiro. Assim os bancos e as empresas do mundo inteiro viram-se afetadas pela crise.




1ª REPÚBLICA PORTUGUESA

Antecedentes

- Reação de revolta republicana perante a resposta da monarquia ao Ultimatum inglês, resultado do mapa Cor-de-Rosa.
- Onda de fervor patriótico e crescimentos de sentimentos anti-britânicos.
- Composição do hino “A Portuguesa”
- Crise económico-financeira de 1890 – falências em massa; gastos excessivos da família real.
-Estes acontecimentos são aproveitados pelo partido republicano que redobra a propaganda anti-monárquica.
- Revolução Republicana de 31 de Janeiro, no Porto.
- Ditadura de João Franco.
- Regicídio em 1908.
- Instabilidade política – sucessão de governos.
- Regicídio - 1 de Fevereiro de 1908- D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe foram assassinados, no Terreiro do Paço
- A implantação da república ocorre a 5 de Outubro de 1910, uma revolução vitoriosa, em Lisboa, implantou a República. Destacaram-se na preparação: Cândido dos Reis e Machado dos Santos ( também grande combatente ao lado de militares de baixa patente, civis armados organizados pela Carbonária).
Principais Símbolos da República
- Hino – A Portuguesa.
- Bandeira Republicana
- O escudo






  

A 1ª Constituição Republicana aprovada em 1911, defendia:
- Divisão tripartida do poder;
- A igualdade dos cidadãos; a liberdade
- Podiam votar todos os cidadãos com mais de vinte anos que souber ler e escrever
- O Parlamento era o órgão de soberania mais importante porque elegia o Presidente.
- O Governo era nomeado pelo Presidente da República.

Durante a 1ª República, verificou-se:
          Grande instabilidade política e social – os governos eram derrubados frequentemente, porque o governo dependia do parlamento.
          (1ª República - 45 governos)
          O regime parlamentar foi interrompido por períodos de ditadura:
            - 1915 – Pimenta de Castro
           - 1917-1918 – Ditadura de  Sidónio Pais
          Insegurança pública permanente: agressões, ataques bombistas, assassinatos ( Sidónio Pais, Machado dos Santos; António Granjo)

          Monarquia do Norte  (de 19 de janeiro a 13 de fevereiro de 1919)
          Crise económico-financeiro.
          Balança comercial só se equilibra com Afonso Costa (1913-1914).
          Desvalorização do escudo – carestia de vida: aumento dos preços superior aos salários.



O estabelecimento do regime assentou em três áreas:
- Laicização do Estado: lei da separação da Igreja e do Estado; expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos seus bens,
Registo civil obrigatório; legalização do divórcio.
- Legislação social: Regulamento de greve; instituição do descanso semanal obrigatório; limitação de horários de trabalho.
- Ensino: estabelecmento da instrução obrigatória e gratuita para todas as crianças entre 7 e os 10 anos; fundação das universidades de Lisboa e do Porto.

Avaliação:
Em 16 anos o país conheceu 45 governos, alguns duraram apenas uns dias.  As realizações da 1ª República ficaram longe do que se esperava. Para isso muito contribuiu a instabilidade política.
As sessões parlamentares eram muito agitadas, chegando-se a cenas de pancadaria e a desafios para duelos.
A participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial aumentou a inflação e o descontentamento das populações, em relação aos governos da época
A 1ª República realizara uma boa obra sobretudo no ensino e na cultura, nas letras e nas ciências, mas, não obteve o mesmo sucesso na política e na economia Os governos republicanos tiveram por isso, de enfrentar o descontentamento e a oposição dos vários grupos políticos e sociais: os católicos, os monárquicos, a classe média e o próprio povo.
Não tardou a acontecer um novo golpe de estado. Desta vez, o regime cai,  dando início a uma ditadura militar.




  
Trabalho formativo:
“O governo decretou a criação de novas escolas primárias, mas como as despesas ficaram a cargo dos municípios, que não têm capitais para tanto, os decretos ficaram sem efetivação prática.”
“Democratizar a escola é tirar o exclusivo do acesso às altas carreiras universitárias aos filhos dos ricos, é, sobretudo, facilitar esse acesso aos filhos dos pobres que nascem com talento”.

- A partir dos extratos apresentados no doc. , avalia a obra da República, na educação.

- os governos da 1ª república tiveram como objetivo acabar com o analfabetismo; apesar das medidas tomadas serem muito positivas (ensino obrigatório e gratuito para todas as crianças dos 7 aos 10 anos) foi difícil a sua implementação porque a construção das escolas estavam a cargo dos municípios, que nem sempre disponibilizavam de verba. Contudo, os ideais de liberdade e de igualdade que norteavam o regime republicano são postos em prática defendendo a democratização da escola.
A grande instabilidade política, a grave crise económica e o período de grande insegurança que o país atravessava, um governo que conseguisse travar estas dificuldades ia ao encontro dos interesses imediatos dos portugueses.

Conclusão:
Após a instauração da República, o país foi dotado, em 1911, de uma nova Constituição. O poder tripartido passou a estar a cargo do Presidente da República e Governo, do Congresso da República e dos Tribunais.
A 1ª República para recuperar o atraso de Portugal, tomou medidas no domínio da economia, da sociedade, da instrução, da cultura e da política colonial. Estas medidas não deram resultado.



DITADURAS: FASCISMO E NAZISMO


Ditaduras: Fascismo e Nazismo:
Antecedentes:
Crise da democracia liberal; Problemas decorrentes da 1ª Guerra Mundial;
Agravamento dos problemas com a Grande Depressão;Receio da expansão do comunismo; Avanço da extrema-direita; Propaganda e Violência.

Implantação dos regimes fascista e nazi

Como é que Mussolini ascendeu ao Poder?
“Montados em camiões, armados pelos grandes agrários ou pelo exército, os “camisas negras” dirigem-se para o local que é o destino da expedição. Uma vez chegados, começam por castigar à cacetada todos os que não tiram o chapéu à passagem das bandeiras fascistas ou que trazem uma gravata ou uma camisa vermelha. Precipitam-se em seguida para a sede do sindicato ou da cooperativa, arrombam as portas, lançam à rua o mobiliário e os livros e despejam-lhes bidões de gasolina. Poucos minutos depois, tudo arde.”
Ângelo Tasca, O Nascimento do Fascismo

Empenhados em demonstrar a fraqueza do governo liberal, os fascistas apresentavam-se como únicos defensores da ordem (sucessivas crises parlamentares fizeram o país entrar num período caótico, com o governo incapaz de pôr cobro à agitação social e às lutas entre socialistas e os recém-formados fascistas) ao empreenderem expedições punitivas contra socialistas, comunistas e sindicalistas. Foi neste contexto que Mussolini e os fascistas realizaram em outubro de 1922 a marcha sobre Roma. A ocupação de alguns edifícios públicos, a fragilidade do governo e a falta de vontade de resistência do Exército levaram o rei Vítor Manuel III, para evitar uma guerra civil,  a convidar Mussolini a chefiar um novo governo.
1922 – “Marcha sobre Roma” Chegada de Mussolini à capital italiana em que participaram cerca de 50 mil “camisas negras”.
Inicialmente o poder foi compartilhado com outros partidos e forças políticas, mas progressivamente o Partido Fascista foi se tornando a maioria do Parlamento
Fraudes eleitorais e violência contra os opositores. Apoio de industriais e militares
Novas leis foram aprovadas.
Eliminação do Estado democrático
Todos os partidos foram extintos, menos o fascista
O parlamento perdeu a sua autoridade
Fim da liberdade de imprensa, da oposição e do direito de greve
Prefeitos e chefes locais foram substituídos por seguidores de Mussolini
Criação da polícia secreta OVRA (Opera Voluntária per la  Repressione Antifascista) para
vigiar, prender e assassinar os opositores do regime.
Controle sobre a educação
O doutrinamento ideológico de crianças e jovens
Transmissão a ideologia fascista e  exaltação das realizações do regime e de Mussolini
A propaganda de massa, Conquista do apoio popular; divulgação de feitos do governo; culto da imagem de Mussolini.
Forte intervenção do Estado na economia: fortalecer da indústria e a economia italiana.
Após a crise de 29, há maior  intervenção com o objetivo de sobreviver à crise do capitalismo sem eliminá-lo; Programa de obras públicas para gerar empregos; incentivo a produção de armas e emprego e expansão colonial; estatização de empresas e bancos falidos ou em dificuldades

Como se caracteriza o fascismo Italiano?

O fascismo rejeita na democracia a mentira absurda e convencional da igualdade política. (...) Para o fascista tudo está no Estado, nada do que é humano ou espiritual existe fora do Estado. Nesse sentido, o fascismo é totalitário (...).
Nem agrupamentos - partidos políticos, nem sindicatos, nem indivíduos podem existir fora do Estado. (...)
Mussolini, A doutrina do Fascismo, Florença, Vallechi, 1939
Culto do Chefe;Totalitarismo; Nacionalismo; Corporativismo e Militarismo
Quais foram os meios usados para consolidar o poder?
Propaganda - A propaganda – através de comícios de exaltação nacionalista; da rádio; dos panfletos e cartazes.
Enquadramento ideológico da juventude, no sentido de incutir a obediência, a disciplina, o nacionalismo e o racismo; Partido único;a censura à imprensa,  à rádio, ao teatro e ao cinema;a criação de uma polícia política, a OVRA Organizzazione per la Vigilanza e la Repressione dell'Antifascismo - OVRA, polícia secreta do Reino da Itália. Foi criada em 1927 no regime de Mussolini; a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nacional fascista (regime de partido único);
Os ideais fascistas eram inculcados, primeiramente, nos jovens, pois considerava-se que as crianças antes de pertencerem aos pais, pertenciam ao estado. A partir dos 4 anos, as crianças ingressavam nos “filhos da loba” e usavam já uniforme; dos 8 aos 14 faziam parte dos balillas, aos 14 eram vanguardistas e aos 18 entravam nas juventudes fascistas.

NAZISMO

Como é que Hitler ascendeu ao Poder?
 
1. Humilhação após o Tratado de Versalhes
2. Crise de 1929
3. Crise social gravíssima, a população procurava um chefe forte que resolvesse a crise económica.

Tinha o apoio financeiro dos grandes burgueses que receavam o comunismo.
1932- Partido Nazi foi o mais votado e nomeou Hitler chanceler. Este toma de imediato medidas antidemocráticas
1934 – Hitler acumula os cargos de presidente da república e de chanceler.

Meios de Consolidação
Violência e força contra os adversários (SA e SS), através de milícias.
Propaganda, comícios e censura
Controlo da juventude  (todos os jovens tinham uma educação nacionalista e militar)
Proibição de greves e sindicatos. Os operários estavam inscritos na frente de trabalho.
Ideologia
- Primado do estado
- Primado do partido
- Primado do chefe
- Corporativismo
- Imperialismo
- Antissemitismo -> Genocídio do povo judeu
Política económica
 Objetivo – Autarcia. A Alemanha deveria ser economicamente
independente sem precisar de importar qualquer produto.
Racismo e expansionismo
Para os Nazis existiam raças superiores -> a raça ariana e raças inferiores -> a raça judia.
Esse violento antissemitismo levou à tentativa de genocídio dos judeus.
Segundo a lógica racista, os alemães deveriam ter direito a um espaço vital, territórios considerados necessários para o bem-estar e crescimento do povo, que deveriam conquistar aos povos inferiores.




Em 1935, no Congresso do Partido Nazi em Nuremberga, Hitler sobressai.
 As grandes paradas nazis serviam para mostrar a força do novo regime aos alemães e, também, às potências estrangeiras. O Führer era religiosamente aguardado, em apoteose, por milhares de militantes nazis.
Símbolos do Partido – Os símbolos do Partido Nazi eram a cruz gamada e a águia imperial (na figura, ao fundo). A saudação nazi consistia em levantar o braço direito e dizer Heil Hitler (Viva Hitler), em homenagem ao seu chefe.
A águia é o símbolo do império
Cruz suástica é o símbolo do nazismo
Adolfo Hitler, dirigente do Partido Nazi – As reuniões partidárias, os discursos de propaganda difundidos pela rádio e cinema, os jornais e os cartazes eram utilizados por Hitler para divulgar as ideias nazis. Hitler orador – Através de uma linguagem empolgante e gestos teatrais, Adolf Hitler levava ao delírio milhares de nazis nos Congressos do Partido.
A Propaganda na Alemanha nazi foi altamente eficaz. Os nazis perceberam a importância do rádio e jornais como um meio para se comunicar com as massas. Tinham consciência da força que estes tinham, por isso transmissões de rádio cuidadosamente planeadas, comícios e filmes foram usados ​​para convencer o público que Hitler e o partido tinham o apoio esmagador das massas, .as rádios passavam os discursos inflamados do Führer (altifalantes nas ruas) e o cinema contribuía para o culto dos heróis nacionais e para a denúncia dos inimigos do Reich: judeus, britânicos e comunistas.

Adolf Hitler – Líder incontestável da Alemanha nazi, reunia a totalidade do poder, pois dominava o Estado, o Exército e o Partido Nazi.
Para Hitler “havia mais probabilidade de fazer um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que descobrir um grande homem por meio de uma eleição”
Utilização de:
- Censura; Polícia Política; Milícias armadas - A juventude serve o líder (
todas as crinças aos 10 anos alistam-se na juventude hitleriana)
▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Hitleriana; também na Alemanha, os jovens eram fanatizados pelas organizações de juventude a partir dos 8 anos, considerando-se opositores ao regime os pais que não enviassem os seus filhos para a juventude hitleriana! E, tal como nas organizações italianas, os jovens aí aprendiam o culto do estado e do chefe, o amor pelo desporto e pela guerra, o desprezo pelos valores intelectuais. A educação era completada na escola através de professores subservientes ao regime, ao qual prestavam juramento, e de manuais escolares impregnados dos princípios totalitários. Pela educação Hitler quis forjar o ideal de homem novo – delgado e alto, ágil como um galgo, resistente como o couro e duro como o aço krupp”
                     Juventude Hitleriana




Como era exercido o controlo nazi sobre a vida política, social e económica?

As SS  (Brigadas de Assalto) em 1939 tinham cerca de 500 000 aderentes. Encarregavam-se da vigilância da população e da opinião pública, envolvendo-as numa atmosfera de suspeita e de delação generalizadas e da eliminação da oposição enviada, desde 1933 para campos de concentração. Criadas em 1925 como guarda especial de proteção de Hitler, tornaram-se em 1934 a principal força de intervenção e da polícia do estado.
- Polícia Secreta do Estado
- Tropas de elite nazi Schutzstaffel
- Polícia política  - Geheime Staatspolizei   -GESTAPO
- Partido único
- Violência e regime de terror

Como se caracteriza o Nazismo?
Culto do Chefe; Totalitarismo;Corporativismo - a proibição das greves e dos sindicatos, sendo empregados e patrões obrigados a pertencer à Frente de Trabalho Alemã (DAF - Deutsche Arbeitsfront); Nacionalismo; Militarismo.
“O imperialismo e a formação do “espaço vital” - “Exigimos [...] a reunião de todos os alemães numa grande Alemanha [...]. Exigimos territórios para a alimentação do nosso povo e o estabelecimento do excedente da sua população [...]. Não pode fazer parte do povo senão quem for de sangue alemão [...]. Por consequência nenhum judeu pode fazer parte do povo [...].”
W.Hofer, O Nacional-Socialismo



Salazarismo:

 A ditadura salazarista (edificação do Estado Novo) .
Em 1928, António de Oliveira Salazar, professor da Universidade de Coimbra foi chamado para ministro das Finanças e conseguiu equilibrar as contas públicas. Desta forma, é nomeado em 1932, Presidente do Conselho de Ministros.
Salazar serviu-se para constituir um Estado forte, autoritário e repressivo da propaganda, defendendo um estado poderoso, e valorização da nação com uma longa história, vincando o orgulho de ser português e de um estado pluricontinental e pluriracial, que ocupava um grande espaço; o dever de obedecer ao chefe; da educação da mocidade masculina, a fim de formar as consciências para a defesa do estado e da mocidade feminina a fim de formar valores de esposa, mãe e dona de casa.
Tentou integrar toda a população civil nos ideais do regime, através da Mocidade Portuguesa e Legião Portuguesa.
Quem não estivesse de acordo com estes ideais teria a polícia política PIDE ou a GNR a controlar as suas ações a  reprimir e a prender, por vezes matar. 
Criou um regime autoritário, antiparlamentar e antidemocrático, através do uso da propaganda ( SNI - Serviço Nacional de Propaganda); dos livros escolares e das "Lições de Salazar"; da Censura  de tudo o que era publicado e da defesa do Partido único - União Nacional.


Características:
Regimes Fascistas na Europa do séc.XX
ITÁLIA - Fascismo
ALEMANHA - Nazismo
PORTUGAL - Salazarismo
·         Culto do Chefe
O chefe de cada nação concentrava em si todos os poderes, exigindo obediência.
Benito Mussolini
             Duce
Adold Hitler
Fürher
António de Oliveira Salazar

·         Totalitarismo
O Estado controla toda a vida económica, política, social e cultural.
“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do estado”.
“Um povo, um Império, um Chefe”.
Tudo  pela nação, nada contra a nação

·         Nacionalismo
Exaltação da Nação e das suas personalidades e momentos históricos mais gloriosos.
Os italianos deviam estar unidos em torno dos valores nacionais.
Exaltação da glória e grandeza do Império Germânico (anos: 906-1806; 1871-1918)
Os portugueses deviam valorizar as figuras das épocas gloriosas da história nacional.

·         Imperialismo
Dominação política, económica e cultural de um Estado sobre os outros Estados.
Ocupação da Etiópia
Conquista do espaço vital  para o desenvolvimento da raça ariana.

Manutenção e desenvolvimento das colónias portuguesas.: Império colonial portugês. Cabia a Portugal civilizar as raças inferiores.

·         Corporativismo
União de patrões e assalariados em corporações da mesma atividade económica, sob controlo do estado.
Os operários e patrões associam-se em corporações controladas pelo governo. As greves são proibidas e os salários controlados.
Criação de associações de patrões.
As Corporações pretendiam resolver os conflitos de interesses dos diversos grupos sociais. Desta forma o proletariado subordinava-se ao patronato

·         Militarismo
Exercício do poder assente na força.
- OVRA
- Polícia política
- GESTAPO
- SS
- SA
- PIDE
- GNR

·         Racismo

Racismo
- Superioridade da raça ariana
- Inferioridade de raça judaica (antissemitismo), ciganos, etc, que devem ser exterminados (genocídio).
Missão histórica de proteger “as raças inferiores”





































 
   




Ficha Formativa


Na década de trinta, instauraram-se em alguns países europeus regimes ditatoriais.

1.    Identifica alguns dos princípios que caracterizam esses regimes, nas seguintes frases:

A - “Para o fascismo, o Estado é absoluto; perante ele os indivíduos e os grupos não são mais do que o relativo. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.”
                                                                                                                                 Mussolini

B- “O movimento defende o princípio de que, nas grandes como nas pequenas questões, o chefe detém uma autoridade incontestada.”
                                                                                                                      Adolf Hitler

C- “Exigimos (...) a reunião de todos os alemães numa Grande Alemanha (...).Exigimos territórios para a alimentação do nosso povo.”
                        W.Hofer

D- “As corporações devem possuir direitos políticos com influência na organização do estado”
Salazar
E- “Não pode fazer parte do povo senão quem for de sangue alemão”
                                                                                                                                                      W.Hofer










1. Descreve os meios de que Salazar se serviu para constituir um Estado forte, autoritário e repressivo.


2. Assinala com V (Verdadeira) ou com F (Falsa), cada uma das seguintes afirmações. Em seguida reescreve, de forma correcta, as afirmações que consideraste falsas.
Chamou-se “Estado Novo” ao período que antecedeu a Ditadura Militar.

 A União Nacional era um dos principais partidos autorizados

 A PIDE era uma polícia destinada a reprimir as fraudes fiscais

Foi instalado, no Tarrafal, em Angola, um campo de concentração

A Comissão de Censura garantia a livre expressão do pensamento

A Legião Portuguesa era uma milícia armada para defesa do regime.

             
 A juventude escolar devia obrigatoriamente pertencer a uma organização oficial, a Juventude Portuguesa

Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos

Salazar era Presidente do Conselho de Ministros

Marcelo Caetano esteve no poder até à Revolução de 25 de Abril