Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de maio de 2018

Os EUA no contexto pós-guerra –


Os EUA no contexto pós-guerra – p. 148

1.       Sublinha no texto as ideias principais.

A  partir da 2º guerra Mundial até aos anos 70 do século XX, a economia dos E. U. A. foi objeto de um grande crescimento. Chamou-se a esta época “Trinta gloriosos”. Esta expressão foi usada por Jean Fourastié, O capitalismo emergiu dos escombros da guerra e atingiu o seu auge. Entre 1945 e 1973, [i]a produção mundial mais do que triplicou. As economias cresceram de forma contínua, sem períodos de crise. As taxas de crescimento especialmente altas de certos países, como a RFA, a França, o Japão, surpreenderam os analistas, que começaram a referir-se-lhes como “milagre económico”. Estes cerca de 30 anos de uma prosperidade material sem precedentes ficaram na História como os “Trinta Gloriosos”. 
2.       Define o conceito de “trinta gloriosos”.


3.       O desenvolvimento dos E. U. A, deveu-se:
·              À aceleração do progresso tecnológico, que atingiu todos os sectores;
·              À utilização do recurso ao petróleo como matéria energética por excelência, em detrimento do carvão;
·              Ao aumento da concentração industrial e do número de multinacionais;
·              À modernização da agricultura;
·              Ao aumento significativo da população activa. Este ocorreu graças à conjugação entre o aumento na mão-de-obra feminina, ao baby-boom (1940 e 1960), e à imigração de trabalhadores oriundos de países menos desenvolvidos.
Para além de mais numerosa, a mão-de-obra tornou-se também mais qualificada; graças ao prolongamento da escolaridade obrigatória.
As políticas sociais de John Kenendy (1960)- 1963) e Lyndon Johson ( 1964-1968) procuraram diminuir as diferenças sociais., incidindo em medidas como o salário mínimo, o subsídio de desemprego e a assistência médica.
Este bem estar económico e social foi divulgado pelo cinema, televisão e literatura e passou a ser conhecido pelo “american way of life”
·              O crescimento do sector terciário.
·               Liberdade económica facilitadora da ação  dos empresários
A mestria da classe empresarial e política permitiu que os E. U.A., ao longo do século XX, expandissem as suas atividades económicas a outros países, ultrapassando a influência da Europa.
O mercado estrangeiro passou a ser o palco principal da atividade económica dos E. U. A. num período que convidava à inovação com base em novas tecnologias que revolucionaram as condições de vida das pessoas. Computadores, centrais nucleares, satélites, transístores, circuitos integrados, entre outros.

4.       Diz o que entendes por “baby  boom”


5.       Define o conceito “american way of life “.


6.       Explica as razões da prosperidade americana no pós guerra




O efeito mais evidente dos Trinta Gloriosos foi a generalização do conforto material. A sociedade de consumo transformou os lares e o estilo de vida da maioria da população dos países capitalistas.
Nesta sociedade de abundância, o cidadão comum é permanentemente estimulado a despender mais do que o necessário. Multiplicam-se os grandes espaços comerciais, verdadeiros santuários do consumo, onde os objectos, estrategicamente dispostos, se encontram ao alcance da mão do potencial comprador. Uma publicidade bem orquestrada lembra as pequenas e grandes maravilhas a que todos “têm direito” e que as vendas a crédito permitem adquirir.
O consumismo instala-se duradouramente e torna-se o emblema das economias capitalistas da segunda metade do século XX.

1.   Explica por palavras tuas em que consiste a sociedade de consumo.

2.   Escreve um comentário pessoal em que refiras os efeitos deste tipo de sociedade sobre os indivíduos em particular.